Conteúdo

Unidade de Internamento entrou em funcionamento

Unidade de Internamento tem dezasseis camas e está dotada de fisioterapia

16 de julho, 2010
Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto entrou em funcionamento
Entrou em funcionamento no dia 15 de Julho, a Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto cuja gestão é da responsabilidade do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE, (Hospital de Guimarães) de acordo com o despacho da Ministra da Saúde, do passado dia 18 de Março.

Presentes, esta tarde, no momento do arranque de funcionamento desta Unidade, estiveram o Presidente da ARS-Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, Dr. Fernando Araújo, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave, Dr. António Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, entre muitas outras individualidades, autarcas, médicos, enfermeiros e outros convidados.

No decurso da visita a todos os espaços da Unidade de Internamento, a comitiva passou pelo quarto onde já se encontra um doente hospitalizado. Trata-se de Victor Lopes, residente no lugar das Torrinheiras, freguesia de Abadim, que recebeu das mãos do Presidente da ARS uma placa alusiva ao facto de ser o primeiro doente a utilizar este equipamento.

Terminada esta visita, os convidados puderam ouvir o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto, manifestar a sua enorme satisfação, alegria e felicidade pela entrada em funcionamento da Unidade de Internamento. «Esta abertura representa o fim de um longo processo no qual a Câmara Municipal e a população Cabeceirense se empenhou. Para bem das pessoas, este serviço fundamental na área da saúde é uma mais valia muito importante porque os doentes poderão ficar internados na sua terra, ficando mais perto das suas famílias», disse.

E acrescentou: «A qualidade destas instalações permitirão conforto e mais bem-estar aos doentes». Depois de agradecer a todas as pessoas envolvidas nesta concretização, Joaquim Barreto, referiu-se ao histórico deste processo, de quase duas décadas, que sofreu interrupções, avanços e recuos, alguns deles dramáticos, mas que finalmente chegou ao fim e para benefício das populações de Cabeceiras de Basto.

Disse ainda: «Cabeceiras de Basto ganhou. No passado houve quem não quisesse este serviço público em Cabeceiras de Basto, mas nós Câmara Municipal nunca nos opusemos ao desenvolvimento de projectos privados. Por isso, brevemente, Cabeceiras vai dispor, para além desta Unidade de Internamento, com dezasseis camas, de uma outra Unidade para Cuidados Continuados da responsabilidade da Misericórdia local».

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães agradeceu à Câmara Municipal, à ARS-Norte e aos funcionários que tornaram possível a abertura da Unidade, referindo que a sua Administração abraçou a gestão desta nova Unidade com enorme sentido de responsabilidade, para fazer bem o que tem que ser feito, com o empenhamento dos profissionais de saúde que colocam sempre à frente de tudo os doentes. Garantiu que esta Unidade tem desde o início os padrões de qualidade exigidos nas outras Unidades que gerem (Fafe e Guimarães).

Por último, falou o Presidente da ARS para também ele agradecer a colaboração da Câmara Municipal – diga-se que a responsabilidade pela construção do edifício foi da Câmara Municipal – e afirmar que é preocupação da ARS prestar um serviço de saúde que assente em princípios de equidade, de qualidade e de proximidade.

Esta Unidade de Internamento tem dezasseis camas sendo que seis serão utilizadas pela Rede de Cuidados Continuados Integrados, dez servirão para o internamento de doentes agudos e uma cama fica disponível para situações de isolamento ou doentes em fase terminal. Está ainda dotada de fisioterapia.

O seu quadro de pessoal terá 30 funcionários e o médico responsável é o clínico, já bem conhecido dos Cabeceirenses, Dr. Sá Nogueira. De referir ainda que o internamento será prioritariamente para doentes oriundos do concelho de Cabeceiras de Basto.
 
Scroll