Conteúdo

Autarquia prepara Festa do Associativismo e das Colectividades

Mais de meia centena de associações e colectividades locais vão apresentar as suas actividades

15 de julho, 2010
Festa do Associativismo e das Colectividades
Cabeceiras de Basto acolhe a partir de 16 de Julho e até ao próximo Domingo a Festa do Associativismo e das Colectividades. Trata-se da 10.ª edição desta iniciativa que visa apresentar ao público, o trabalho e os projectos que as colectividades desenvolvem em diferentes freguesias, contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico, cultural e desportivo deste concelho.

Durante três dias, mais de meia centena de associações e colectividades locais vão apresentar publicamente as suas actividades e proporcionar aos visitantes do certame um programa recreativo, cultural e desportivo variado e dinamizado pelos que vão aderir e participar nesta iniciativa promovida pela Autarquia, através da empresa Emunibasto.

Pela zona envolvente ao Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, vão passar diversos grupos, tais como os Grupos de Bombos da ARM – Associação Recreativa de Moimenta e da Arborada, a Escola de Música da Banda Cabeceirense, os Cavaquinhos da Raposeira, o teatro, o Grupo Folclórico de S. Nicolau, o Rancho Folclórico São João Baptista de Cavez, o Rancho Folclórico “Os Camponeses de Arosa”, os grupos de música tradicional “Os Amigos de Basto”, os alunos do Externato S. Miguel de Refojos, os Cantares D. Nuno Álvares de Pedraça, o Grupo da Associação Águias de Painzela, entre outros, encarregues de proporcinar ao longo do evento, momentos culturais e recreativos, a todos os que ali se desloquem.

De destacar ainda do programa, várias actividades desportivas tais como torneios de futebol de 5, masculino e femino, entre outras actividades como ténis de mesa, cartas, damas e dominó, caminhadas, Bike Papper e downhill.

Amanhã, dia 16 de Julho, o Auditório do Centro Hípico, acolhe a cerimónia de abertura desta X Festa do Associativismo e das Colectividades de Cabeceiras de Basto. Uma cerimónia agendada para as 17h30m, altura em que será entregue às associações ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, ARDCA – Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim e ao Cavez Clube de Caça e Pesca, a Medalha de Mérito Público – grau prata, pelos relevantes serviços que vêm prestando ao longo da sua existência, em diferentes áreas e em benefício dos cabeceirenses.

No decurso desta cerimónia serão igualmente entregues dois votos de louvor, congratulação e regozijo ao atleta/piloto Ivo Fernandes e à Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva de S. Tiago da Faia.

De salientar ainda, no programa de amanhã, a abertura da exposição promovida pelo movimento associativo e a animação a proporcinar pelos alunos do Externato S. Miguel de Refojos, Grupo de Cantares D. Nuno Álvares Pereira e pelo Rancho Folclórico «Os Camponeses de Arosa».

No Sábado, dia 17 de Julho, além das diversas actividades desportivas previstas, em vários locais e equipamentos do concelho, destaque para a realização de uma reunião, peas 18h30m, com os dirigentes associativos alusiva ao tema «Colaboração e Cooperação Institucional entre o Município e o Movimento Associativo – Normas, Protocolos e Princípios Orientadores para a Concessão de Apoios», assim como, para a apresentação teatral «Ir e Vir e Ir».

Uma mega produção agendada para as 22h00m, dinamizada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com o apoio do Centro de criatividade da Póvoa de Lanhoso. Um espectáulo de cor, luz e movimento que agrega cerca de 300 actores e actrizes, profissionais e amadores provindos de vários locais e associações concelhias.

Também no dia 18 de Julho, Domingo, último dia do certame, será feita a entrega de prémios aos vencedores das provas desportivas realizadas durante a Festa, bem como distinguido o melhor stand apresentado pelas colectividades presentes no certame, consideradas pela Autarquia Cabeceirense como uma mola impulsionadora e centros de desenvolvimento local.

A tarde possegue com animação musical promovida pelo Externato S. Miguel de Refojos, pelo Grupo de Tocadores de Concertinas da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Águias de Painzela, terminando com um espectáculo de chegas de bois e uma corrida de jumentos e de póneis.

Recorde-se que esta iniciativa, que vem crescendo de ano para ano, é o reflexo do dinamismo associativo que se sente no concelho, motivado, em parte, pelo apoio e pela disponibilidade que a Câmara Municipal tem vindo a prestar às agremiações locais e desta forma tem contribuído para a dinamização e o envolvimento das colectividades, assim como, para a preservação dos usos e costumes de um povo, conferindo-lhe modernidade, divulgando-os e promovendo-os, ao mesmo tempo que incentiva a realização de um trabalho cada vez mais profissionalizado e eficiente em prol da ocupação salutar dos tempos livres das gentes de Basto.

Scroll