Conteúdo

«Cabeceiras de Basto em Flor - Janelas e Varandas Floridas»

Concurso premiou espaços mais floridos de 10 de Maio até 11 de Junho de 2010

1 de julho, 2010
Maria Emília Pereira Gonçalves Barroso e Armando José dos Santos Fraga, foram os vencedores da 2.ª edição do Concurso Cabeceiras de Basto em Flor, respectivamente nas categorias de Varandas e Janelas mais floridas. Um concurso que registou a inscrição de dezenas de participantes, de várias freguesias do concelho, que embelezaram as suas habitações e se submeteram à apreciação de um júri devidamente constituido para o efeito.

Recorde-se que esta foi a segunda edição deste Concurso, dinamizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto através da empresa Emunibasto, que teve uma vez mais como objectivo embelezar as janelas e varandas do concelho, sensibilizando a população para outras formas de sentir e de viver a sua terra.

Dirigido a todas as pessoas residentes no concelho, entre as quais entidades públicas ou privadas, este Concurso visou igualmente incentivar a descoberta e o gosto pelos espaços verdes do concelho, proporcionando novas vivências e formas de estar, tais como o civismo, a consciência ambiental e o contacto com a natureza.

Os participantes puderam optar por duas categorias possíveis, ou seja, “a janela mais florida” e “a varanda mais florida”, desde que as mesmas se localizassem em locais visíveis da via pública e apresentassem plantas e flores naturais.

Os espaços submetidos a concurso estiveram floridos de 10 de Maio até 11 de Junho de 2010, período durante o qual foram submetidos à avaliação do jurí constituido para o efeito.

Os critérios de valiação passaram pela criatividade e originalidade do conjunto apresentado; pela riqueza e harmonia das cores das plantas; pela riqueza, densidade e diversidade da floração; pelo enquadramento das plantas na arquitectura do edifício em causa e pelo estado fitossanitário das plantas.

De referir ainda, que a cada uma das categorias foram atribuídos três prémios pecuniários, sendo que no caso da «Janela mais florida» os valores correspondentes foram de 100,00 euros; 75,00 euros e 50,00 euros, entregues aos primeiro, segundo e terceiros lugares respectivamente.

Neste âmbito, Bernardino Teixeira Magalhães e Maria Ana Barroso Dias Pereira, alcançaram os segundo e terceiro lugares, designadamente. O jurí decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a Aurora Moreira Fernandes, na categoria de «Janela mais Floridas».

No caso da «Varanda mais florida», os prémios atribuídos foram de 125,00 euros; 100,00 euros e 75,00 euros distribuídos pelos primeiro, segundo e terceiros lugares, respectivamente. Estes últimos foram entregues a Rosa Maria de Neiva Oliveira Basto e Maria das Dores Torres Barros.

O júri atribuiu ainda, duas menções honrosas na categoria de «Varanda mais Florida» a Julieta da Conceição Barbosa e Ana Espada dos Santos. Todos os restantes participantes receberam certificados de participação.

Os resultados deste II Concurso de Cabeceiras de Basto em Flor – Janelas e Varandas Floridas, foram divulgados no dia 20 de Junho de 2010, no âmbito da iniciativa «Valor Humano:.Oportunidades Inovadoras – Festa da Educação, Cultura, Formação e Emprego».
Scroll