Conteúdo

Universidade Sénior apresenta «Romeu & Julieta»

Peça adaptada e encenada por Joaquim Jorge Carvalho tem no elenco os alunos da UNISA - Basto

25 de junho, 2010
Teatro
Os alunos da Universidade Sénior AKRIBEIA (UNISA), pólo de Cabeceiras de Basto, apresentam no dia 25 de Junho, pelas 21h30m, a peça Romeu & Julieta – Versão Sénior. Uma iniciativa que terá lugar no palco do Multiusos do Mercado Municipal, com o apoio da Autarquia de Cabeceiras de Basto.



Com entrada livre, esta é a primeira peça levada à cena, por este grupo de teatro, que vai abordar um texto de William Shakespeare, adaptado e encenado por Joaquim Jorge Carvalho e que tem no elenco os alunos da UNISA – Basto.

A apresentação pública desta peça, emerge da disciplina de Estudos Literários leccionada pelo Prof. Joaquim Jorge Carvalho, aos seus alunos desde o ano lectivo 2008/2009.

Durante meses, “visitaram” territórios consabidos de modos e géneros, tais como Júlio Dinis, Fernando Pessoa, Ruy Belo, Manuel António Pina, Saramago, Garret, entre outros. Em 2009/2010, decidiram avançar com a encenação de uma peça de teatro, desta feita Romeu & Julieta – versão sénior, que não é somente uma peça de teatro, é também o porto merecido de uma inteira equipa que se atreveu a sonhar uma viagem difícil apenas – ou principalmente – porque era uma viagem bela, levada a cabo por estes séniores portadores de novidade e de espírito jovem, como pode ler-se na apresentação da mesma.

Este conhecido texto de William Shakespear, serviu de base para abordar a história que se propõe apresentar aos espectadores. O tema principal é a amizade entre dois séniores que por afinidade de espírito se aproximam naturalmente. As famílias zangam-se devido a questões de fanatismo futebolístico. Romeu e Julieta debatem-se com o dilema de não ofender o filho, filha, genro, nora e não perderem tão pouco, a amizade especial que os aproximou um do outro. Pelo meio, há uma sofisticada rival de Julieta que tentará em vão separar o casal.

Uma peça de intriga urdida por Agustina, namorada portuguesa de um Shakespeare actual. Também ela sofre a angústia de ter de encontrar um final justo, e por isso, durante dias inteiros de escrita, duas Musas a visitam constantemente, propondo-lhe diferentes possibilidades de desenlace.
Trata-se por isso, de uma peça que canta o valor da amizade, talvez a mais serena, delicada, generosa e perene forma de Amor.

A adaptação deste texto e a vertente burlesca que lhe foi introduzida, garantirá certamente momentos culturais únicos que registarão o agrado da plateia presente.

Scroll