Conteúdo

Concurso público para Central de Valorização de Biomassa Florestal Residual

Para tornar o espaço florestal mais resiliente e sustentável

29 de dezembro, 2022
Assembleia Municipal aprova abertura de concurso público para Central de Valorização de Biomassa Florestal Residual
A Assembleia Municipal aprovou no dia 27 de dezembro, por maioria, em reunião extraordinária, a abertura de concurso público internacional para a concessão da conceção de projeto, construção e exploração de uma Central de Valorização de Biomassa Florestal Residual em Cabeceiras de Basto.
A proposta do presidente da Câmara Municipal, aprovada em reunião do executivo municipal do passado dia 22 de dezembro, tem como objetivo a implementação de medidas que visam tornar o espaço florestal mais resiliente e sustentável para as gerações vindouras.

A instalação e a exploração de uma Central de Biomassa no concelho de Cabeceiras de Basto, prevista no documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023, constitui uma oportunidade de desenvolvimento local com base na valorização do espaço florestal, quer pelo aproveitamento da biomassa disponível, reduzindo o perigo de incêndio rural, quer pela promoção de uma cadeia de valor baseada na criação de emprego e na valorização da propriedade florestal privada e comunitária.

Na mesma sessão extraordinária, a Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, o Projeto de Regulamento Municipal de Postos de Carregamento de Veículos Elétricos do Município, projeto igualmente aprovado por unanimidade em reunião camarária do passado dia 22 de dezembro.

O Regulamento pretende garantir que a rede de mobilidade elétrica, enquanto conjunto integrado de Postos de Carregamento de Veículos Elétricos e demais infraestruturas, de acesso público, relacionado com o carregamento de baterias de veículos elétricos, responda às necessidades atuais e futuras, assegurando a fluidez da circulação nos vários canais rodoviários do concelho, enquanto assegura uma criteriosa gestão da utilização do espaço público.

Note-se que o referido projeto de regulamento esteve em consulta pública, tendo sido acolhidas algumas sugestões/contributos apresentados.
Scroll