Conteúdo

Mostra de Educação, Cultura, Ciência, Formação e Emprego

Iniciativa «Valor Humano - Oportunidades Inovadoras» foi um sucesso a todos os níveis

21 de junho, 2010
Clique para ver mais fotografias «Valor Humano - Oportunidades Inovadoras» 2010
Terminou no dia 20 de Junho, mais uma edição da iniciativa Valor Humano – Oportunidades Inovadoras: Mostra de Educação, Cultura, Ciência, Formação e Emprego de Cabeceiras de Basto, que este ano teve como cenário as instalações do Centro Hípico e que decorreu de 16 a 20 de Junho.
Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela empresa Emunibasto, atraindo àquele espaço númeroso público, que ao longo do certame participou e assistiu aos diversos actos previstos no programa.

Nesta Mostra de Educação, Cultura, Ciência, Formação e Emprego, os visitantes puderam apreciar os trabalhos elaborados pelos formandos dos cursos sócio-educativos e também o resultado das actividades de enriquecimento curricular desenvolvidas ao longo do ano lectivo pelos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Em simultâneo, decorreu a feira do livro de Cabeceiras de Basto onde marcaram presença várias editoras e livrarias.

Enquanto Mostra de Formação e Emprego, aos visitantes foi disponibilizada informação e proporcionado o contacto com as actividades e propostas de emprego do IEFP, bem como do Exército, entre outras entidades concelhias e regionais, públicas e privadas. Universidades, diversas escolas profissionais, associações empresariais e industriais e outras entidades de vanguarda na área das novas tecnologias, da inovação e do empreendedorismo apresentaram programas e projectos.

Ao longo desta iniciativa, foi igualmente promovido um programa de animação diversificado no âmbito do qual foram desenvolvidas várias acções de cariz lúdico, desportivo e formativo. Destacou-se nos dias 16 e 17 de Junho, a festa do encerramento das actividades físicas e desportivas do 1º ciclo no âmbito das AEC’s dos Agrupamentos de Arco de Baúlhe e de Refojos, envolvendo centenas de crianças e jovens, bem como, diversos workshops na área da ciência, com destaque para a robótica, que captou a atenção do público infanto-juvenil.

Também a noite de astronomia e a acção «que cores pode ter o sangue», despertou o interesse do público presente. A encenação das peças de teatro «A carochinha e o João Ratão» e «A ceia dos Cardeais» registou o agrado do numeroso público que marcou presença, revelando verdadeiros momentos culturais, envolvendo a plateia.

O lançamento dos livros «À procura de um lugar» de autoria de Fátima Marinho e aconversa com Ricardo Araújo Pereira, levou ao auditório daquele Centro Hípico dezenas de pessoas, representando também um dos momentos altos deste certame.

A jornada do dia 19 de Junho, prosseguiu com as marchas de S. João, onde participaram dezenas de pessoas de vários Espaços de Convívio e Lazer, desfilando e participando na sardinhada que lhes foi proporcionada, assim como ao público presente. O grupo «Água Viva» animou a festa.

No útlimo dia do certame, além da animação musical proporcionada pelo grupo de cavaquinhos do Vale do Cávado, da Póvoa de Lanhoso, mas também pelos alunos da Casa da Música que dedilharam cavaquinhos, violas e também concertinas, teve lugar a entrega de certificados a 50 formandos que participaram nos últimos meses em cursos profissionais em áreas como horticultura e agricultura biológica, jardinagem e espaços verdes, apoio à comunidade, entre outros.

Na oportunidade o presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, elogiou a iniciativas destes homens e mulheres que numa fase mais tardia da vida voltaram à “escola” para adquirir mais conhecimentos e consequentemente apostar na sua valorização pessoal e profissional, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho.

Na ocasião foram ainda entregues 78 certificados de participação a outros tantos formandos que nos últimos meses frequentaram acções de educação extra-escolares promovidas em várias freguesias do concelho com o apoio das Juntas de Freguesia e dos Conselhos Directivos de Baldios realizadas em áreas distintas como bordados, pintura em tela, artes decorativas, tapeçaria, entre outras, que conduzem à aquisição de novos conhecimentos.

Uma iniciativa que o edil Cabeceirense enalteceu, por se tratar de acções que contribuem para a valorização dos recursos humanos do concelho e por servirem de canais transmissores de conhecimentos inter-gerações.

Ontem,dia 20 de Junho, foram igualmente entregues os prémios aos vencedores do Concurso Janelas e Varandas Floridas. Uma iniciativa que o Presidente da Câmara Engº Joaquim Barreto, considerou muito importante, pois envolve as pessoas no embelezamento dos espaços privados, que uma vez enquadrados nos espaços públicos, transmitem uma imagem de beleza do concelho, fazendo jus ao lema Cabeceiras de Basto, um encanto natural.

De referir que Armando José dos Santos Fraga, foi o vencedor do Concurso das Janelas e Maria Emília Pereira Gonçalves Barroso, arrecadou o primeiro prémio ao nível das Varandas mais Floridas. Um concurso que contou com a inscrição de 13 participantes.

Destaque ainda no decurso deste certame, para a realização das 1ª Olimpíadas do Desporto de Cabeceiras de Basto, onde participaram centenas de crianças e jovens, mas também adultos, participando em actividades como andebol, futsal, natação, atletismo e jogos tradicionais.

Uma jornada cheia de cor e muito desportivismo que registou o agrado de todos os participantes, assim como do numeroso público que a este evento se associou.

A música, a dança, o teatro, a literatura, os workshops, as actividades desportivas, a ciência, foram assim, algumas das várias actividades que fizeram parte deste certame nos últimos cinco dias, revelando-se uma vez mais numa iniciativa repleta de animação e de grande adesão popular.

 
Scroll