Conteúdo

Apresentado «Valor Humano: Oportunidades Inovadoras»

Mostra de Educação, Cultura, Formação, Ciência e Emprego

15 de junho, 2010
Cabeceiras de Basto, acolhe a partir de 16 de Junho e até ao próximo Domingo, dia 20, a iniciativa Valor Humano – Oportunidades Inovadoras. Trata-se de um evento que terá lugar nas instalações do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto e que se divide em duas áreas temáticas.
A primeira dedicada à educação, cultura, ciência e formação, apresentando ao público dezenas de stands, onde serão expostos os trabalhos elaborados ao longo do ano em diferentes cursos que decorreram em várias freguesias do concelho, desde bordados, arraiolos, pintura em tela, artes decorativas, culinária, entre outros.

Em simultâneo, serão dinamizados vários workshops desenvolvidos por alunos e professores das actividades de enriquecimento curricular, nas áreas das artes plásticas, música e inglês, envolvendo as crianças dos agrupamentos de escolas de Refojos e de Arco de Baúlhe.

Será igualmente dinamizada uma feira do livro com a presença de várias editoras e livrarias locais. Naquele espaço terá lugar também a apresentação do livro «Á procura de um lugar» de autoria de Fátima Marinho. Ricardo Araújo Pereira, estará igualmente em Cabeceiras de Basto no dia 19 de Junho para apresentar as suas obras e falar sobre escrita e leitura, a partir das 16h30m, no Auditório do Centro Hípico.

A entrega de certificados aos formandos que nos últimos meses frequentaram diversos cursos de formação, terá lugar no Domingo, dia 20 de Junho, pelas 17h30m.

O segundo tema, designado por Emprego, conta com a presença de várias instituições concelhias e da região, que apresentarão, durante este certame, novas oportunidades ao nível da formação, da inovação e do empreendedorismo, direccionadas para os recursos humanos e naturais que se pretendem potenciar, valorizar e explorar a favor da criação de emprego no concelho.

Durante a iniciativa Valor Humano – Oportunidades Inovadoras, Educação, Cultura, Ciência, Formação e Emprego, haverá ainda lugar para um programa de animação diversificado, onde se destacam, as marchas populares, a actuação dos grupos “Água Viva” e “Cavaquinhos do Vale do Cávado”, da Póvoa de Lanhoso.

Ao longo do certame está também prevista a actuação de cavaquinhos, violas e concertinas pelos alunos da Casa da Música, espectáculos de dança e a apresentação de várias peças de teatro, seja pelo curso técnico de acção educativa, seja pela Associação Teatro Construção, que sobe ao paco com a peça “A ceia dos Cardeais”, no dia 17 de Junho, no Auditório do Centro Hípico.
Destaque também, no dia 20 de Junho, pelas 16h30m, para a entrega dos prémios do II Concurso “Cabeceiras de Basto em Flor – Janelas e Varandas Floridas”.

De referir, que no âmbito desta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e pela empresa Emunibasto, decorre ainda amanhã, dia 16 de Junho e no dia 17, no Arco de Baúlhe e em Refojos, respectivamente a festa de encerramento das actividades físicas e desportivas do 1º ciclo, integradas nas actividades de enriquecimento curricular pormovidas ao longo do ano.

Destaque na edição deste ano da iniciativa Valor Humano – Oportunidades Inovadoras, para a Ciência enquanto tema a abordar neste certame, seja através da promoção do atelier “Que cores pode ter o sangue” dinamizado pelo Instituto Português de Sangue, seja do atelier de robótica, seja da noite de astronomia “Observação nocturna do céu” pela ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

Uma iniciativa cheia de cor e repleta de actividades que durante cinco dias vai mobilizar centenas de crianças e público em geral.

A abertura oficial da iniciativa terá lugar no dia 17 de Junho de 2010, pelas 11h00m, no Auditório do Centro Hípico.
Scroll