Conteúdo

Hipódromo Municipal acolhe Corrida de Cavalos

Iniciativa no âmbito do Campeonato Nacional de Trote e Galope

28 de maio, 2010
Corrida de Cavalos no Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto
O Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, localizado na freguesia de Abadim, deste concelho, acolhe no próximo Domingo, dia 30 de Maio, mais uma prova de corridas de cavalos, desta feita a contar para o Campeonato Nacional de Trote e Galope.

Trata-se da terceira prova a realizar naquele recinto desportivo inaugurado em Julho de 2009. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, que conta com o apoio da Liga Portuguesa de Criadores de Cavalos de Corrida e da Fundação Alter Real.

Esta corrida de cavalos, cujo início está agendado para as 14h30m, integra várias mangas que durante a tarde serão disputadas naquele espaço municipal localizado em plena Serra do Oural, neste concelho, onde se espera a presença de numeroso público.

De referir também que a Autarquia Cabeceirense tem vindo a levar a cabo um aturado trabalho em prol da valorização e da promoção das raças autóctones, quer criando condições físicas, quer dinamizando actividades ou promovendo espaços de debate, que valorizem o sector equestre.

Exemplo disso é a construção do Centro Hípico, uma mais valia para o concelho, quer em termos turísticos, quer em termos de desenvolvimento económico. Também a realização de um certame dedicado ao cavalo – Feira do Cavalo – que decorreu nos dias 15 e 16 de Maio e que registou grande número de participantes e de público presente, é o reflexo da aposta do Município feita neste sector.

Recorde-se que o cavalo está tradicionalmente associado a esta terra e por isso têm sido desenvolvidos projectos capazes de gerar dinâmicas e potenciar quer o Centro Hípico, quer o recém construído Hipódromo Municipal, localizado na Serra do Oural, na fregursia de Abadim deste concelho, que acolhe no Domingo, a terceira prova ali realizada e a contar para o campeonato nacional.

Uma prova que conta, como foi referido, com a parceria de várias entidades, reflectindo o trabalho que vem sendo desenvolvido com os vários intervenientes, procurando tirar mais valias destas infra-estruturas municipais.

Para a autarquia esta pode ser uma importante fonte de atracção e de desenvolvimento do turismo local, que toca sectores como, os tempos livres, o desporto, o sector económico, social e cultural, vertentes associadas aos cavalos, que se pretende continuar a potenciar.

Esta Corrida a Galope, no qual estão inscritos dezenas de cavalos de diferentes raças provindos de todos os pontos do país, decorre assim, ao longo da tarde, no Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, esperando-se que proporcione ao numeroso público previsto, um verdadeiro espectáculo equestre, bem do agrado das gentes desta terra de Basto.
Scroll