Conteúdo

Criado Gabinete de Apoio à Família na Festa da Saúde e da Solidariedade

Nova estrutura tem como objectivo o apoio a famílias, disponibilizando vários serviços

21 de maio, 2010
Festa da Saúde e da Solidariedade
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, procedeu no dia 21 de Maio, à abertura da V edição da Festa da Saúde e da Solidariedade. Uma iniciativa organizada pela empresa Basto Solidário com o apoio da Câmara Municipal e da empresa Emunibasto.

O edil cabeceirense, que se fez acompanhar por vereadores, deputados municipais, demais autarcas, administradores das empresas municipais, representantes de IPSS’s, técnicos e convidados, visitou cerca de meia centena de entidades ali representadas em stands, tendas ou viaturas móveis, devidamente preparadas para promover acções de sensibilização e de rastreio à população.

Neste âmbito, centenas de crianças e adultos acorreram às instalações do Centro Hípico para conhecer a realidade social concelhia, assim como efectuar diversos rastreiros, nomeadamente, visão, audição, saúde oral, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros, cuja realização prossegue até ao próximo Domingo.

Durante os três dias do certame serão igualmente promovidas várias acções lúdicas, direccionadas para os diferentes públicos.

Na oportunidade, o presidente da edilidade anunciou a criação do Gabinete de Apoio à Família. Uma estrutura que tem como objectivos o apoio a famílias mais vulneráveis, tendo em vista dar respostas integradas e fazer o respectivo encaminhamento para as diferentes àreas de atendimento social.

O Gabinete de Apoio à Família disponibilizará serviços de apoio jurídico (atendimento personalizado e consultadoria jurídica), atendimento jovem (respostas para especificidades do processo individual dos adolescentes e jovens), apoio a dependentes de álcool e de drogas (atendimento e acompanhamento e/ou encaminhamento de pessoas com problemas relacionados com consumos nocivos; promoção em parceria com outras entidades, de acções de prevenção, tratamento e reinserção), apoio a vítimas de violência doméstica (atendimento personalizado, orientação jurídica, apoio social e apoio psicológico).

Será igualmente disponibilizado um serviço de mediação familiar e dinamizado o Centro de Orientação Vocacional e Profissional que tem em vista a sensibilização para a importância da opção vocacional e profissional, o conhecimento das variáveis envolvidas no processo de selecção de percursos formativos, a sensibilização para a importância da qualificação profissional na actual sociedade de conhecimento e inovação e ainda a informação sobre o mundo do trabalho, as saídas profissionais e os factores de empregabilidade.

O autarca aproveitou a ocasião para a agradecer às cerca de 43 entidades presentes no certame, bem como às 7 viaturas móveis presentes, que disponibilizam serviços e que integram esta mostra «Cabeceiras de Basto: Um Município Saudável».

A parceria estabelecida, permite assim abordar diferentes temáticas da saúde e da solidariedade informando e sensibilizando a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis, quer através de uma alimentação mais cuidada e equilibrada, quer através da prática e exercício físico, da realização de rastreios e aconselhamento especializado, e desta forma, apresentando à comunidade as respostas disponíveis.

A jornada prossegue durante a tarde com a realização de uma sessão informativa alusiva ao tema «Os Jovens e a Sexualidade: Educação para a Saúde e Felicidade» e uma mostra de meios da Guarda Nacional Republicana. À noite terá lugar a conferência «Cancro – Conhecer para Prevenir», tendo como oradora convidada a Deputada da Assembleia da República, Drª Sónia Fertuzinhos. Uma iniciativa que terá lugar no Auditório do Centro Hípico, a partir das 21h30m.

Amanhã, Sábado, dia 22 de Maio, o certame prossegue com a realização de campanhas de sensibilização e teatro, durante a tarde. À noite, será promovido um sarau de actividade física e animação musical com os grupos «Cavaquinhos da Raposeira» e «Água Viva».

A V Festa da Saúde e da Solidariedade prossegue no Domingo, a partir das 09h00m, com uma caminhada «Juntos pela Saúde», promovida pelo Centro Novas Oportunidade da Mútua de Basto e um passeio de bicicletas organizado pela Associação Desportiva Roladores de Basto.

À tarde, a partir das 14h30m, continuam as acções de sensibilização prOmovidas pelo BLV, os rastreios e os desportos de aventura. A actuação do Grupo «Os amigos de Basto» e um espectáculo de «Dança e Movimento» apresentado pelo Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto, encerram a quinta edição da Festa da Saúde e da Solidariedade.
 
Scroll