Conteúdo

Cabeceiras de Basto promove V Festa da Saúde e da Solidariedade

Iniciativa tem como objectivos informar e sensibilizar a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis

19 de maio, 2010
Festa da Saúde e da Solidariedade

Sob o lema «Cabeceiras de Basto: Município Saudável», a empresa Basto Solidário com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, E.M., vai levar a cabo a 5.ªedição da Festa da Saúde e da Solidariedade, de 21 a 23 de Maio próximo, nas instalações do Centro Hípico, em Refojos de Basto.

 


A realizar pela quinta vez consecutiva neste concelho, a Festa da Saúde e da Solidariedade tem como objectivos informar e sensibilizar a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis, quer através de uma alimentação cuidada, quer através da prática do exercício físico.

Durante o evento serão feitos rastreios, aconselhamento, sensibilização e actividade física, a que se associam atelier’s de construções lúdicas com a utilização de materiais recicláveis e diversas actividades físicas integradas na exposição/mostra “Cabeceiras de Basto: Município Saudável”, patente ao público naquele espaço municipal.

O programa deste evento começa Sexta-feira, dia 21 de Maio, com a abertura agendada para as 10h00m, hora a partir da qual será possível a realização de rastreios de saúde oral e oftalmológicos. Segue-se pelas 14h00m, uma mostra de meios da Guarda Nacional Republicana e pelas 15h30m, uma sessão de informação subordinada ao tema «Os Jovens e a Sexualidade: educação para a saúde e felicidade», com as oradoras Drª Judite Barros (Famacêutica), Drª Odete Santos (Psicóloga Clínica) e Drª Carla Júlio (Psicóloga Clínica), no Auditório do Centro Hípico.

Às 21h30m, também no Auditório do Centro Hípico tem lugar uma conferência integrada no Ciclo de Conferências Políticas de Futuro, desta feita subordinada ao tema «Cancro – conhecer para prevenir». Uma iniciativa que terá como oradora convidada a Drª Sónia Fertuzinhos, Deputada da Assembleia da República.

A iniciativa prossegue no dia 22 de Maio, com a abertura da exposição/mostra pelas 14h30m, seguindo-se pelas 15h00m, uma campanha de sensibilização «Sê Solidário, Torna-te Voluntário», promovido pela Banco Local de Voluntariado de Cabeceiras de Basto. Pelas 15h30m, terá lugar uma sessão de teatro subordinada ao tema da alimentação saudável «As 3 Porquinhas e o Capuchinho Vermelho», promovida pelos alunos do 12º A do Externato S. Miguel de Refojos. Às 16h00m, será apresentada igualmente uma sessão de teatro «Sketches sobre Bulling» promovida pelo Grupo de Teatro «O Basto» do Banco Local de Voluntariado.

A tarde prossegue com teatro, desta feita com a peça «Preso à Liberdade» a apresentar pelos alunos do 12º D do Externato S. Miguel de Refojos. À noite, a Festa da Saúde continua com um sarau de actividade física promovido pela Academia Sempre em Forma, seguindo-se uma actuação com o grupo musical «Os cavaquinhos da Raposeira» e termina com a actuação do grupo «Água Viva».

No Domingo, dia 23 de Maio, a iniciativa começa pelas 09h00m, com a caminhada «Juntos pela Saúde», promovida pelo Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto. Também às 9h00m, tem lugar um passeio de bicicletas organizado pela Associação Desportiva Roladores de Basto, prosseguindo a tarde com a campanha de sensibilização «Sê Solidário, Torna-te Voluntário». A animação preencherá a tarde de Domingo com a actuação do Grupo de Cantares «Os Amigos de Basto» e com «Dança e Movimento», pelo Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto. O terminus da quinta edição da Festa da Saúde e da Solidariedade está agendado para as 18h00m do dia 23 de Maio.

Scroll