Conteúdo

Cabeceiras de Basto assinala Dia Internacional dos Museus

Museu Terras de Basto dinamizar diversas acções com o intuito de sensibilizar a população em geral

18 de maio, 2010
Museu das Terras de Basto - Cabeceiras de Basto
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto assinala no dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. Uma iniciativa que conta com a realização de várias acções a ter lugar no Museu Terras de Basto, localizado em Arco de Baúlhe, deste concelho.
Do programa festivo propriamente dito fazem parte as visitas guiadas a este Museu, que possuí três espaços expositivos, nomeadamente, «Vamos à aldeia» onde está presente uma mostra alusiva às «Profissões de antigamente - uma viagem pela memória do trabalho em Cabeceiras de Basto»; «Vamos andar de comboio», um espaço onde se encontram as carruagens de passageiros, uma locomotiva centenária e uma automotora, bem como o espaço «Viajar, Viajar», que apresenta duas carruagens históricas outrora utilizadas pelo Rei D. Carlos e por D. Amélia.

O programa prossegue à noite com a apresentação do filme «Uma noite no Museu II», a partir das 21h30m. Uma comédia com Ben Stiller, cuja história se desenvolve no espaço cénico de um museu. O espaço «Vamos à aldeia» será por isso transformado em sala de cinema, proporcionando desta forma, aos visitantes um produto cultural diferente.

De referir ainda, que para todos os que ali se desloquem o Museu preparou uma lembrabnça doce como forma de assinalar a jornada.

Recorde-se que ao longo da sua existência, o Museu Terras de Basto, tem vindo a dinamizar diversas acções com o intuito de sensibilizar a população em geral, mas sobretudo as crianças e jovens para a importância do museu como parceiro pedagógico. Saudar a criatividade é assim, aposta do Museu e da Autarquia Cabeceirense que garante a continuação e o desenvolvimento de novos projectos.

Até às 24h00m de 18 de Maio, o Museu Terras de Basto abre assim, as portas, cumprindo o seu importante papel na sociedade, fomentando a democratização da cultura, a promoção da pessoa e o consequente desenvolvimento da sociedade.

Ao assinalar esta data, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, está a associar-se a um conjunto de actividades que se desenvolvem no país como na Europa, que permitindo não só a descoberta dos museus a públicos que não o podem visitar nos horários definidos, como também, observar uma outra luz projectada por iniciativas apelativas e criativas, envolvendo a comunidade e sensibilizando os diferentes públicos para a importância dos museus na sociedade.

Uma jornada diferente, num Museu onde as pessoas contam.

Scroll