Conteúdo

Cabeceiras de Basto comemorou o 25 de Abril

Sessão Solene da Assembleia Municipal foi o ponto alto

26 de abril, 2010
Comemorações do 25 de Abril - 2010
O programa comemorativo do 25 de Abril levado a cabo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto encerrou ontem com a realização de várias actividades desportivas, lúdicas e culturais, envolvendo a população local num programa alargado e muito participado.
Após o hastear da Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho, sob a guarda de honra e fanfarra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, seguiu-se uma sessão solene da Assembleia Municipal para lembrar e enaltecer os valores e os princípios que a Revolução do 25 de Abril de 1974, trouxe ao povo português.

Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, respectivamente Joaquim Barreto e Serafim China Pereira pautaram as suas intervenções por afirmações elogiosas a todos quantos organizaram, desencadearam e participaram na “Revolução dos Cravos”, evocando, igualmente, os valores da Liberdade e da Democracia que retiraram o país de 48 anos de ditadura.

Trinta e seis anos depois desta revolução, o edil Cabeceirense, disse ser tempo também de avaliação e de reflexão. Na sua intervenção, Joaquim Barreto nomeou o Poder Local como uma das grandes conquistas de Abril, realçando na circunstância os serviços, as obras e os investimentos outrora inexistentes e então efectuados quer no Município, quer no país, o que permitiu aos territórios alcançar patamares de desenvolvimento susceptíveis de trazer para as populações uma melhor qualidade de vida, o que constitui motivo de orgulho.

Um poder que assenta no factor proximidade, que permite conhecer melhor os problemas e ajudar a resolvê-los. Um poder que respeita a vontade dos eleitores, que previligia a participação cívica que abrange as pessoas e que é necessário continuar a fomentar através da adopção de políticas de envolvimento e de desenvolvimente atentas à nova ordem mundial e tendo por fim o bem-estar das pessoas e o respeito pela natureza.

Lembrou a propósito o ano internacional da biodiversidade em curso e que requer uma co-responsabilização de todos os cidadãos. O autarca apelou ainda, à necessidade de credibilizar a política e os partidos políticos, enquanto pilares da democracia, respeitando de igual forma a alternância democrática.

Na sua intervenção o edil distinguiu além do poder local, o movimento associativo e as parcerias como outros dos pilares da democracia, que é necessário qualificar permanentemente, inovando e adequando novas respostas a novos desafios. O plano de actividades e orçamento participativo, a informatização dos serviços municipais, são disso exemplo em Cabeceiras de Basto, que associado a uma panóplia de obras lançadas em vários sectores reflectem uma intensa actividade e conferem ao concelho, progresso e modernidade.

Um desenvolvimento que perpassa os principais núcleos urbanos, incidindo também em todas as freguesias do concelho, o que é motivo de grande satisfação. A política que tem sido desenvolvida, tem recebido o contributo de todos. A dinamização de vários conselhos municipais, o envolvimento das autarquias e das associações, é disso exemplo.

A terminar, o Presidente da Câmara, apelou para a necessidade de continuar a sentir, a identificar, a viver, a afirmar e a consolidar os valores e os princípios do 25 de Abril, com esperança e confiança no futuro. Joaquim Barreto apelou ainda a todos os autarcas que saibam honrar a democracia adquirida, que se envolvam, que participem, que apresentem projectos e que, todos, continuem a trabalhar e ajudem a construir um país mais moderno e desenvolvido, garantindo “mais e melhores condições de vida das gentes que confiaram a nobre missão de os servir, com empenho, determinação, rigor e serenidade”.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, enalteceu igualmente os ideais de Abril, evocando a necessidade continua de cumprir Abril, na senda de mais educação, mais saúde, mais cultura, em suma, melhores condições de vida e de desenvolvimento, que dignifiquem a terra e as pessoas que nela residem.

Os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, Rosa Miranda pelo PS e Custódia Magalhães, da coligação PSD- CDS/PP, discursaram nesta cerimónia para darem, também, uma nota positiva da Revolução do 25 de Abril, das transformações por ela operadas e ainda de esperança num futuro cada vez melhor onde a justiça, a solidariedade e a fraternidade continuem a ser as bases essenciais que impulsionem o país.

As celebrações do 25 de Abril em Cabeceiras de Basto, prosseguiram durante a tarde com a realização do X Encontro de Cantigas da Liberdade, realizado no pavilhão desportivo da vila de Cavez. Uma iniciativa onde participaram vinte e dois grupos em representação de outras tantas colectividades, envolveundo meio milhar de “cantores” e que atraiu àquele espaço, centenas de pessoas para festejar Abril e desta forma encerrar as comemorações concelhias do 25 de Abril.
Scroll