Conteúdo

Inauguração da Gigabateria Hidroelétrica do Tâmega

Sistema de eletroprodutor do Tâmega é capaz de armazenar 40 milhões de kWh

19 de julho, 2022
Presidente da Câmara Municipal na inauguração da Gigabateria Hidroelétrica do Tâmega
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, esteve ontem, dia 18 de julho, presente na cerimónia de inauguração da Gigabateria Hidroelétrica do Tâmega, em Ribeira de Pena, empreendimento inaugurado pelo Primeiro-ministro, António Costa, e pelo presidente da Iberdrola, Ignacio Galán.
O evento contou também com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, do secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba e dos presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, entre outros representantes das mais diversas entidades públicas e privadas envolvidas no projeto.

A Gigabateria do Tâmega, grande projeto de produção hidroelétrica cuja construção decorreu ao longo dos últimos 8 anos, envolveu um investimento de 1.500 milhões de euros. O complexo é composto por três centrais – Alto Tâmega, Daivões e Gouvães – e, graças à sua capacidade de bombagem, pode armazenar energia para ser utilizada quando for mais necessária.

De acordo com informações divulgadas, o sistema de eletroprodutor do Tâmega é capaz de “armazenar 40 milhões de kWh, equivalente à energia consumida por 11 milhões de pessoas durante 24 horas nas suas casas, tornando-se um dos maiores sistemas de armazenamento de energia da Europa”.

Note-se que a construção da Barragem de Daivões no Rio Tâmega, no limite dos concelhos de Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto, teve o seu início em dezembro de 2014.
Scroll