Conteúdo

Casa da Cultura apresenta «Memórias do Passado: ofícios e vivências»

Os objectos expostos estão relacionados com actividades tradicionais do concelho

24 de março, 2010
«Memórias do Passado: ofícios e vivências»
A Casa Municipal da Cultura tem patente entre 22 de Março e 16 de Abril, a exposição «Memórias do Passado: ofícios e vivências», resultante do trabalho efectuado por quatro jovens do 12º ano, turma F, do Externato S. Miguel de Refojos (Carine Félix, Catarina Teixeira, Etelvina Teixeira e Luísa Carvalho).
Trata-se de uma exibição que tem por finalidade dar a conhecer os objectos que faziam parte do quotidiano dos nossos antecessores.

Desenvolvida no âmbito da Área de Projecto, esta mostra apresenta peças do mundo laboral cabeceirense que hoje não se encontram com grande facilidade e que foram caindo em desuso, em virtude das novas tecnologias introduzidas no quotidiano português. Todos os objectos expostos estão relacionados com actividades tradicionais do concelho, nomeadamente, a agricultura, a moagem, a cestaria, a tamancaria e a tecelagem.

Uma iniciativa que conta com o apoio do Externato S. Miguel de Refojos, da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da empresa Emunibasto, integrando assim, a programação anual deste espaço expositivo municipal concelhio localizado em plena Praça da República.

De referir que esta exposição pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00m às 12h30m e das 14h00m às 18h30m.


Ao apoiar este tipo de iniciativas, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está não só a contribuir para a dinamização da sala de exposições da Casa da Cultura, como também a apoiar a sociedade civil no desenvolvimento de actividades, através das quais é possível conhecer melhor esta terra e o modus vivendi das suas gentes.
Scroll