Conteúdo

Quarenta expositores promovem vinho verde e produtos endógenos até domingo

Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte inaugurou certame esta tarde

24 de junho, 2022
Quarenta expositores promovem vinho verde e produtos endógenos até domingo
Abriu esta tarde ao público a Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais, certame que decorre na Praça Neuville-Sur-Saône, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, até domingo, dia 26 de junho.

Este evento tem como principal objetivo promover os vinhos produzidos na região, a gastronomia típica, o turismo e o património cultural.
A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, inaugurou a feira com o característico ‘corte da fita’, momento ao qual se associaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros convidados e público em geral.

Na oportunidade, a diretora regional felicitou a Câmara Municipal pela organização da feira, considerando que “esta é mais uma prova de que a agricultura e os produtos endógenos potenciam o turismo”. Cabeceiras de Basto “é fértil nestes produtos”, disse Carla Alves, destacando os últimos dados divulgados sobre o concelho no que se refere à área das vinhas e efetivos pecuários que “cresceram nos últimos anos”.

“Vale a pena promover e ajudar os produtores locais a escoar os seus produtos”, disse Carla Alves, incentivando os produtores/instituições a “aproveitar ao máximo o quadro de apoio comunitário”.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, falou da importância da valorização do vinho verde, lembrando a recente entronização como Confrade Honorário da Confraria do Vinho Verde, nobre missão esta que é a promoção do vinho verde, da região e nossas tradições. O autarca deixou o seu agradecimento aos técnicos do município que se dedicaram à organização deste certame, reconhecendo, igualmente, todos os produtores/expositores desta Feira do Vinho Verde de Cabeceiras de Basto.

Depois de felicitar a Câmara Municipal pela organização da feira, o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto, afirmou que esta é “uma aposta certa no tempo certo”, salientando a necessidade de se potenciar o que há de melhor nos nossos territórios, aliando a inovação ao conhecimento”.

Por seu turno, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, falou da importância das “experiências novas e autênticas” para a atração de turistas, deixando palavras de incentivo à organização da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais pela aposta nos produtos endógenos.

Promovido pela Câmara Municipal, a Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais conta com 40 produtores/expositores, sendo oito produtores de vinho verde do concelho. No recinto da feira os visitantes encontrarão também doces, tasquinhas, expositores de artesanato, instituições locais e bancas com produtores hortícolas. Na área dedicada à promoção gastronómica estão representados quatro estabelecimentos de restauração com iguarias como a carne barrosã, os enchidos e as couves com feijões. Há, ainda, um espaço reservado ao público com mesas para degustação de produtos locais.

Este evento com dimensão regional apresenta um programa com animação muito diversificado, com showcooking’s, harmonização de vinhos, Dj´s e músicos locais, concertinas, cavaquinhos, folclore e jogo do pau.

Os prestigiados Chef’s António Loureiro e Lígia Santos serão os protagonistas dos dois showcooking´s agendados para o fim de semana. Amanhã o Chef António Loureiro estará na feira a partir das 17h30, enquanto o showcooking da Chef Lígia Santos está marcado para domingo, a partir das 19 horas. No domingo, a partir das 10h30, realiza-se a iniciativa ‘Harmonização de Vinhos’ com a enóloga Bebiana Monteiro.

Amanhã à noite, a partir das 21h30, realiza-se a ‘Caminhada Glow - Aqui Brilho Eu!’, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e produzida pelo Projeto Raízes, cujas inscrições - 500 – já se encontram lotadas.

Estão, deste modo, conjugados todos os ingredientes para mais um fim de semana de festa em Cabeceiras de Basto, onde o vinho verde será ‘rei’.
 
Scroll