Conteúdo

Cabeceiras de Basto acolhe VI Festival de Grupos Musicais

Iniciativa organizada pela Universidade Sénior AKRIBEIA - Pólo de Basto, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Emunibasto

18 de março, 2010
Recepção aos grupos participantes no VI Festival de Grupos Musicais
Seis grupos integrando cerca de 300 pessoas vão participar no VI Festival de Grupos Musicais, promovido pelas Universidades Séniores do país. Abrantes, Celorico de Basto, Miranda do Corvo, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Vila Nova de Cerveira, assim como delegações da Akribeia da Póvoa de Varzim, Guimarães, Vila Verde, V.N. de Famalicão e Barcelos.
Presente está também uma delegação da Rede Nacional – ROTIS. Os grupos que vão participar no Festival sobem ao palco do Salão Mutiusos do Mercado Municipal, a partir das 14h30m, para apresentar as suas melodias e proporcionar uma tarde de animação e confraternização, não só entre todos os grupos presentes mas também, à população em geral.

A jornada propriamente dita, começou cedo, por volta das 9horas da manhã, com a recepção dos grupos na Praça da República, dando início de seguida a um conjunto de visitas guiadas ao património histórico como são o Basto, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos e o Núcleo Museológico do Baixo Tâmega (Museu de Arte Sacra).

Seguiram-se visitas no comboio turístico ao Centro de Educação Ambiental e a outros locais de interesse desta vila Cabeceirense. A Casa da Cultura, o Posto de Turismo, a Loja dos Produtos Locais, fizeram igualmente parte do roteiro destes visitantes, que pelas 11h30, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelo presidente da edilidade, Engº Joaquim Barreto.

Finda a recepção oficial, a jornada prosseguiu com um almoço convívio e com a realização da 6ª edição do Festival de Grupos Musicais promovidos pelas Universidades Séniores, desta feita em Cabeceiras de Basto.

Esta é uma iniciativa organizada pela Universidade Sénior AKRIBEIA – Pólo de Basto, pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto.

De referir que a UNISA – Universidade Sénior Akribeia – Pólo de Basto, resulta de um protocolo de colaboração firmado entre esta Associação para o Desenvovimento, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto, E.M. em Fevereiro de 2008. Um «serviço» direccionado para um nicho da população Cabeceirense, que registou desde a primeira hora o agrado de dezenas de pessoas.

Trata-se por isso, de uma resposta social, que tem como objectivo criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e por pessoas maiores de 50 anos. As actividades educativas funcionam em regime não formal, sem fins de certificação e desenvolvidas num contexto de formação ao longo da vida.

As aulas de música, teatro, informática, inglês, dança, história local, cidadana, entre outras, decorrem no edifício mutiusos do Mercado Municipal, com o intuito de proporcionar a aquisição e a partilha de conhecimentos e vivências, e desta forma, momentos de convívio integrados um projecto abrangente e comunitário.

Esta é a ideia subjacente ao projecto que visa a ocupação salutar dos tempos livres num processo de valorização das pessoas, realçou na oportunidade Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal. Para o autarca, este é um projecto de aprendizagem que assenta em três vectores, nomeadamente social, cultural e educativo, geradores de dinâmicas e de bem-estar. Por outro lado, a Universidade Sénior, neste caso concreto a UNISA de Cabeceiras de Basto, apresenta-se também como um importante parceiro na promoção e no desenvolvimento do concelho
Scroll