Conteúdo

Cabeceiras de Basto dedica Semana à Floresta, ao Cabrito e ao Anho

Iniciativa da Câmara Municipal e da Emunibasto até Domingo dia 21 de Março

17 de março, 2010
Semana da Floresta, do Cabrito e do Anho - Abertura
A Semana da Floresta, do Cabrito e do Anho, começou com a plantação de árvores no Parque Florestal - Floresta Verde, em Chacim - Refojos de Basto. Uma acção que envolveu os alunos do Agrupamento de Escolas de Refojos, que ali se deslocaram para proceder à limpeza, retancha e poda das árvores plantadas nos anos anteriores.
Na cerimónia estiveram presentes vereadores, técnicos, bombeiros, professores e alunos, abrindo desta forma o certame que se prologa até Domingo, dia 21 de Março, com o objectivo de sensibilizar e educar para a preservação e promoção do uso múltiplo da floresta.

Recorde-se que há dois anos foram criados dois parques florestais com 10.000m2 cada, resultante de uma parceria estabelecida, pelo período de 25 anos, entre a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, os Conselhos de Baldios de Refojos e de Vila Nune, os agrupamentos de escolas de Arco e de Refojos e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, tendo em vista criar duas “Florestas Verdes”, destinadas ao desenvolvimento de actividades de gestão, promoção, valorização e defesa da floresta, através quer da realização de trabalhos de povoamento e repovoamento florestal, gestão, estudos e acções de sensibilização da comunidade para a importância da floresta.

Estas actividades nos Parques Florestais, prosseguem até Sexta-feira, dia 19 de Março, envolvendo os alunos dos Agrupamentos de Escolas deste concelho. Simultaneamente decorrem várias actividades no Centro de Educação Ambiental e no Centro Hípico, na sede da vila Cabeceirense, das quais se destacam as visitas guiadas, as demonstrações de equitação e as actividades desportivas, assim como a prática desportiva como o slide e a escalada. Hoje decorreu também no CEAVM uma prova de Corta-Mato Regional do Norte, organizada pela ANDDI e pela Fundação A J Gomes da Cunha deste concelho.

De referir ainda que até ao próximo Domingo, dia 21 de Março, no Centro Hípico, está patente ao público uma exposição subordinada ao tema «O Uso Múltiplo da floresta», que integra 32 expositores, entre os quais artesãos, produtores, assim como, associações e serviços ligados ao desenvolvimento rural e ao sector florestal.

Para além destas actividades, o programa prossegue dia 18 de Março, com a realização de um Seminário subordindo ao tema «Território Comunitários – O futuro dos baldios e dos espaços florestais de montanha». Uma iniciativa agendada para as 10h00m, no Auditório Municipal do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, que conta com a presença do Prof. Oliveira Baptista, bem como de entidades como a FORESTIS, CNA/BALADI; CENTRO PINUS; AUTORIDADE FLORESTAL NACIONAL, técnicos, docentes universitários, conselhos de baldios, autarcas, entre outros, para debater, em mesa redonda presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Engº Rui Pedro Barreiro e moderada pelo jornalista do Público Manuel Carvalho, esta temática.

A jornada termina com um roteiro pelos Baldios da Serra da Cabreira, bem como a visita a equipamentos e infra-estruturas localizadas na serra tais como o Posto de Fomento Cinegético, o Centro Cívico e Interpretativo da Memória Colectiva da aldeia de Busteliberne, Casas Florestais e Antigo Quartel dos Sapadores.

A promoção gastronómica do cabrito e do anho, é outra das acções previstas para os dias 20 e 21 de Março, a decorrer nos restaurantes aderentes.

Durante o fim-de-semana, destaque ainda para a realização de outras actividades, desta feita direccionadas para a comunidade em geral, como o «III Concurso de Raças Autóctones (ovinos, caprinos e galináceos)», acções de limpeza integradas no projecto Limpar Portugal, concurso de atrelagem e corridas de jumentos, peddy papper, passeios de bicicleta, chegas de bois e de carneiros.

Destaque ainda para a animação musical a ter lugar no Sábado, dia 20 de Março, com a presença dos fadistas Dulce Guimarães, Teresa Tapadas, Dimanatina, Lenita Gentil e José Gonçalez.

Por fim referir, que esta Semana, de iniciativa da Câmara Municipal e da Emunibasto, conta com o apoio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, do Regimento de Cavalaria Nº 6 de Braga, da Mútua de Basto/Norte, da AMIBA e dos Agrupamentos de Escolas do concelho
Scroll