Conteúdo

Protocolo com DREN permite Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto

Deliberações da Reunião de Executivo de 25 de Fevereiro de 2010

25 de fevereiro, 2010
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu a 25 de Fevereiro, no edificio dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal. Dos assuntos tratados o destaque vai para a decisão do executivo municipal em celebrar um protocolo com a DREN – Direcção Regional de Educação do Norte, tendo em vista a instalação, em Cabeceiras de Basto, de serviços públicos desconcentrados do Ministério da Educação, mais precisamente uma Equipa de Apoio às Escolas do Alto Ave e Basto [EAEAVB].
Trata-se de uma iniciativa que resulta de contactos estabelecidos no sentido de localizar fisicamente uma estrutura que permita apoiar os estabelecimentos de ensino dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vieira do Minho.

Neste âmbito, a EAEAVB será instalada amanhã, dia 26 de Fevereiro, no recém recuperado edifício da Casa do Povo de Arco de Baúlhe, local privilegiado não só no que respeita à sua centralidade mas também pelas acessibilidades existentes.

A Câmara Municipal decidiu assim, e tendo em conta o superior interesse público de atrair e localizar serviços públicos desconcentrados do Estado, numa perspectiva de promoção do desenvolvimento local assente na diversidade de áreas de actividade e intervenção, aprovar a cedência de instalações à DREN, para a localização da EAEAVB. A cerimónia, terá lugar amanhã, às 12h00m, na Casa do Povo, em Arco de Baúlhe e será presidida pelo Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite.

O executivo hoje reunido, tomou ainda conhecimento da menção honrosa atribuida pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, ao Museu Terras de Basto, distinguindo «O tempo e a moda- Trajes Festivos de Cabeceiras de Basto – Séc. XIX – XX» como a melhor exposição apresentada em 2008. Face a mais um prémio alcançado por este Museu Municipal, o Executivo manifestou nesta reunião o regozijo pelo reconhecimento atingido, revelador da dinâmica instalada naquele equipamento cultural, que desde a sua abertura ao público em 2004, já contabilizou mais de 40 mil visitantes. Por outro lado, a distinção obtida revela também, a ousadia da Autarquia Cabeceirense em transformar uma antiga e obsoleta estação ferroviária num conjunto museológico de referência, que preserva e divulga as memórias das gentes desta terra de Basto.

A Câmara Municipal decidiu igualmente apoiar a realização da XIII Edição dos Troféus Desportivos o Minhoto, atribuindo-lhe a quantia de 4000 euros. Trata-se de uma iniciativa, a ter lugar em Cabeceiras de Basto no próximo dia 29 de Março, envolvendo as 24 Câmaras Municipais da região do Minho, 77 órgãos de comunicação social regionais e nacionais e 34 associações e clubes, no âmbito da qual serão atribuidos diversos galardões com o objectivo de reconhecer publicamente atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e colectividades, pela entrega, mérito e contributo ao desporto.

Ainda nesta reunião, o executivo municipal decidiu apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa Núcleo de Arco de Baúlhe, através da disponibilização das instalações do pavilhão Gimnodesportivo localizado naquela vila, tendo em vista a realização do juramento de compromisso do IV Concurso de Formação levada a cabo por aquela colectividade.

Por fim, o executivo registou o agradecimento enviado pela EB 2 e 3 de Cabeceiras de Basto, no que respeita ao apoio logístico prestado pela Autarquia aquando da organização do cortejo carnavalesco das escolas, iniciativa que atraiu às ruas da vila cabeceirense, numeroso público.
Scroll