Conteúdo

Trinta e cinco alunos em Assembleia Municipal Jovem

Jovens apresentaram as suas principais preocupações

26 de abril, 2022
Trinta e cinco alunos em Assembleia Municipal Jovem
Realizou-se esta manhã, dia 26 de abril, a Assembleia Municipal Jovem integrada no âmbito do programa comemorativo do 25 de Abril, iniciativa que juntou na Sala de Sessões da Assembleia Municipal 35 estudantes do 9º ano e do secundário da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e da Escola do Arco de Baúlhe.
Para além dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, participaram também nesta Assembleia Municipal Jovem os vereadores Fernando Basto e Carla Lousada (PS), Manuel Teixeira e António Fernandes (PPD/PSD-CDS-PP), bem como o deputado municipal Nóbrega de Moura (em representação do grupo IPC) e a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Céu Caridade.

À Assembleia Municipal os jovens alunos trouxeram para debate os temas que mais os preocupam. Saúde, habitação jovem, cultura, desporto, ambiente, turismo, democracia, emprego, demografia, apoio social e novas tecnologias foram, assim, as temáticas abordadas esta manhã e aos quais o presidente da Câmara Municipal deu resposta.

Depois de dar as boas-vindas a todos os alunos, professores e autarcas, Joaquim Barreto fez uma breve apresentação sobre o funcionamento da Assembleia Municipal, agradecendo o empenho de todos nesta iniciativa que “aproxima a comunidade educativa da casa da democracia municipal”. São iniciativas como estas “que nos ajudam a trazer os jovens para os espaços de reflexão, de cidadania e de partilha de ideias e, quiçá, para a política”, salientou o presidente da Assembleia Municipal.

Considerando a política como uma “área essencial da vida humana”, o presidente da Câmara Municipal deu os parabéns a todos os alunos e professores por participarem nesta Assembleia Municipal Jovem.

Elogiando a realização da Assembleia Municipal Jovem, os representantes do PPD/PSD-CDS-PP e do IPC desafiaram os alunos a “participarem” e a “envolverem-se” na vida política.

Realçando a importância do papel da Escola na formação dos jovens cidadãos, a diretora do Agrupamento, Céu Caridade, incentivou os alunos a continuarem a valorizar as matérias relacionadas com a cidadania. Céu Caridade salientou, ainda, que a participação cívica faz parte da trajetória da escola.

A Assembleia Municipal Jovem desta manhã ficou marcada por uma forte participação dos alunos que, de uma forma elucidativa, apresentaram as suas principais preocupações aos órgãos políticos decisores.
Scroll