Conteúdo

Câmara Municipal reforça combate à vespa velutina com entrega de armadilhas

Implementação de rede de armadilhas tem como objetivo limitar o impacto da espécie

12 de abril, 2022
Câmara Municipal reforça combate à vespa velutina com entrega de armadilhas
No início deste mês de abril, numa sessão de sensibilização junto dos apicultores do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, entregou 100 armadilhas como reforço das 140 entregues pela autarquia no ano passado.
Tendo em vista a monitorização e operacionalização do combate à vespa velutina, a Câmara Municipal, através do Gabinete Técnico Florestal/Serviço Municipal de Proteção Civil, colocou igualmente pelo concelho cerca de 70 armadilhas. Nesta primeira fase deu-se prioridade aos espaços públicos, escolas, equipamentos e infraestruturas, entre outros locais com histórico de presença de ninhos de vespa velutina.

A implementação desta rede de armadilhas pelo concelho tem como principal objetivo limitar o impacto da espécie invasora, permitindo a captura de vespas e, numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras. Procura-se, desta forma, reforçar soluções e definir estratégias de atuação através do acompanhamento sistemático e de envolvência da Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia e com os apicultores.

A entrega destas últimas 170 armadilhas decorre da candidatura ‘Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave’, apresentada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Scroll