Conteúdo

Mais de cem trabalhos em madeira para ver na Casa da Cultura até final de maio

Artista é natural de Vieira do Minho mas radicado em Cabeceiras de Basto desde tenra idade

11 de abril, 2022
Mais de cem trabalhos em madeira para ver na Casa da Cultura até final de maio
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, inaugurou sexta-feira, dia 8 de abril, na Casa da Cultura, a exposição ‘A Arte de João Teixeira’ composta por mais de 100 trabalhos em madeira, entre os quais barcos, tratores, jipes e autocarros. Participaram nesta iniciativa os vereadores Fernando Basto e Carla Lousada, familiares e amigos do artista João Teixeira, entre outros convidados e público em geral.
Natural de Vieira do Minho, mas radicado em Cabeceiras de Basto desde tenra idade, João Teixeira mostra na Casa da Cultura um conjunto de trabalhos em madeira que começou a esculpir em 2019. Todas as peças foram feitas à mão e criadas de raiz sem recurso a moldes.

Os barcos, desde caravelas, barco rabelo, navios de cruzeiro, navios da Marinha, barcos de turismo, lanchas de patrulha, entre outros, estão entre a maioria das obras expostas. Simultaneamente, os visitantes poderão apreciar tratores agrícolas, autocarros de turismo e jipes de guerra e de turismo, também todos de madeira e feitos à mão.

Depois de partilhar com os presentes o seu percurso profissional, marcado pelos momentos vividos na Marinha Portuguesa, João Teixeira falou da sua paixão pelos trabalhos em madeira que começou a materializar em 2019, quando foi desafiado a construir um barco para decorar o batizado do neto. Desde então, a arte de João Teixeira não parou de crescer e o que mais lhe “dá prazer produzir são os barcos”, confidenciou o artista.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal manifestou a sua satisfação por inaugurar esta exposição, enaltecendo o “grande talento e habilidade” de João Teixeira.

O evento foi abrilhantado por um momento musical protagonizado por Carlos Mendes, amigo de João Teixeira.

A mostra das peças em madeira estará patente ao público na Sala de Exposições da Casa Municipal da Cultura até ao final do próximo mês de maio.
Scroll