Conteúdo

Cabeceiras de Basto prepara XIV Festa da Orelheira e do Fumeiro

8 de fevereiro, 2010
XIV Festa da Orelheira e do Fumeiro 2010
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa EMUNIBASTO procederam no dia 8, à apresentação do programa da XIV edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro que decorre neste concelho de 12 a 15 de Fevereiro.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal e da Empresa EMUNIBASTO, que se destina a promover os produtos locais, especialmente os produtos derivados do porco, com destaque para as orelheiras e os enchidos de que sobressaem as apetitosas alheiras, as chouriças de sangue, os salpicões e o presunto, confeccionados à base de porco bísaro, raça autóctone de grande qualidade.

Através deste certame, pretende-se contribuir para a preservação dos produtos genuínos desta terra, permitindo assim a implementação de uma estratégia de apoio à agricultura tradicional de qualidade e, simultaneamente, à dinamização sócio-económica concelhia.

Nesta décima quarta edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, cujo programa foi hoje apresentado à comunicação social, estão inscritos 60 expositores/produtores, sendo 43 produtores de fumeiro de Cabeceiras de Basto e de concelhos limítrofes, que durante 4 dias comercializarão cerca de 12.000kg de produtos, habilmente confeccionados, reflectindo desta forma, os saberes, os usos e os costumes tradicionais.

Concomitantemente a esta exposição/venda de produtos locais genuínos, haverá também uma tasquinha devidamente equipada para promover a gastronomia local, confeccionada à base de orelheira e de fumeiro, acompanhada pela broa, pelos doces e pelos vinhos verdes da região de Basto.

A Festa da Orelheira e do Fumeiro integra ainda a componente lúdica e cultural com destaque para os cantares populares, os cantares ao desafio, o folclore, as tocatas de concertina, acordeão e cavaquinhos, assim como música e teatro. O leilão das orelheiras é outra das actividades previstas de grande atractividade que se realiza no Domingo Gordo, ou seja no Domingo de Carnaval. O programa de animação é por isso, diversificado, daqui sobressaindo, actuações de grupos musicais, de dança e de teatro. A Tocada de Concertinas, acordeão e cavaquinhos, o Rancho Folcórico «Os Camponeses de Arosa», «Os Amigos do Retiro – Pomar de Rainha», o «Grupo de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio de Braga», os cantares ao desfaio «Sargaceira e Celeste», a revista «Portugalhadas», da Associação D. Nuno Álvares Pereira de Fafe, assim como uma actuação do Grupo Arborada e do Jogo de Pau da Associação S. João Baptista de Bucos, fazem igualmente parte do programa.

De realçar ainda, a realização do III Concurso do Salpicão e da Chouriça, organizado pela DRAPN – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, que foi apresentado pelo Director Regional, Dr. António Ramalho. Na oportunidade, referiu o apoio dado ao desenvolvimento rural, através de acções capazes de promover as actividades económicas da região. A qualidade dos produtos, o retorno económico alcançado após o investimento feito na criação dos animais, a emergência de novas oportunidade de comercialização e o facto de este certame servir para mostrar as potencialidades do espaço rural, foram igualmente aflorados pelo Director Regional.

Também o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, referiu-se à importância deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento sustentável do concelho. A economia familiar, a qualidade dos produtos, as oportunidades emergentes de negócios, a distinção a valorização dos produtos endógenos, testemunham a existência de um cabaz de qualidade, atractivo e disponível para quem nos visita.

O encerramento da décima quarta Festa da Orelheira e do Fumeiro, que decorre no Pavilhão Desportivo desta vila Cabeceirense, está agendado para o dia 15 de Fevereiro pelas 13h00m. O certame abre ao público no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 17h00m.

Consulte aqui o Programa,
Scroll