Conteúdo

Cavaquinhos da Raposeira vencem XIV Concurso de Janeiras de Cabeceiras de Basto

Concurso contou com 17 grupos participantes e encontro não competitivo com 16 grupos, num totoal de cerca de 700 cantadores e tocadores

25 de janeiro, 2010
Cavaquinhos da Raposeira vencem XIV Concurso de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto
A Associação «Cavaquinhos da Raposeira», venceu no dia 24 de Janeiro, a 14ª edição do Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto. Uma iniciativa que teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo desta vila Cabeceirense e que reuniu cerca de dois milhares de pessoas.
Pela décima quarta vez consecutiva, este evento de cariz popular atraiu associações e colectividades do concelho, que apresentaram as suas músicas, os seus trajes e os seus temas, numa verdadeira recriação dos usos e costumes de outrora.

Pelo palco passaram 700 cantadores e tocadores que deram corpo a trinta e dois grupos participantes, sendo que dezassete se inscreveram no concurso e dezasseis quiseram apenas dar a sua colaboração não competitiva.

A Associação Recteativa e Cultural de Moimenta; a Asociação do Grupo Folclórico de S. Nicolau de Cabeceiras de Basto; a Junta de Fregueis de Outeiro; a Associação Janelas Abertas; a Fábrica da Igreja de S. Martinho de Arco de Baúlhe; o Grupo Desportivo de Cavez; a ADIB; Os Amigos da Fundação A J Gomes da Cunha; a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arco de Baúlhe; a Akribeia – associação para o desenvolvimento; a Associação dos Amigos de Basto; a Associação Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos; o Grupo de Cavaquinhos da Raposeira; a Associação Desportiva e Cultural de Outeiro; a 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto da Associação Guias de Portugal; a Associação Basto em Acção; a Fábrica da Igreja de Abadim apresentaram-se a concurso, enquanto que, o Centro Social e Paroquial de Abadim; a Junta de Feguesia de Aco de Baúlhe; a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Riodouro; a Junta de Freguesia de Pedraça; Montanha – Associação Recreativa e Cultural de Riodouro; a Arborada – Associação Recreativa e Culturl os Bombos da Orada; o Grupo Desportivo do Samão; a Associação Recreativa, Desportiva, Cultural e Social «Os amigos da Faia»; a Junta de Freguesia da Faia; a Associação os Ceifeiros de Sto André; a Fábrica da Igreja e Paróquia da Faia; a Associação Cultural e Recreativa D. Nuno Álvares de Pedraça; a Banda Cabeceirense; a Associação Desportiva e Recreativa e Cultural Águias de Painzela e a Juntavde Freguesia de Painzela, marcaram presença no encontro.

Os participantes representaram, por isso, colectividades desportivas, culturais, religiosas, recreativas, educativas, bem como vários, centros cívicos de cariz sócio-cultural, criados em várias freguesias com o objectivo de combater a solidão nas camadas mais idosas do concelho, dinamizar actividades sócio-culturais e recreativas, bem como ocupar os tempos livres das diferentes faixas etárias da população e cuja presença neste décimo quarto encontro de Cantadores de Janeiras animou e entusiasmou a plateia, pela vitalidade e alegria com que sempre participam.

O vencedor do décimo terceiro Concurso de Cantares de Janeiras arrecadou um prémio no valor de 300 euros. Classificou-se em segundo lugar o Grupo de Cantares da Associação Basto em Acção, a quem foi atribuído um prémio no valor de 250 euros e em terceiro lugar, o Grupo de Jovens do Arco de Baúlhe, alcançando um prémio monetário no valor de 200 euros. Todos os outros grupos receberam um prémio de participação no valor de 100 Euros.

Na ocasião, o Presidente da Autarquia, Engº Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todos e enalteceu o dinamismo associativo registado no concelho, bem como a qualidade das prestações apresentadas em público. A recolha e o incentivo à recriação das melhores e mais genuínas tradições e costumes de Basto estimulam também, a defesa do património cultural, etnográfico e musical existente na região.

Este evento, organizado pela EMUNIBASTO, com o apoio da Câmara Municipal, aviva assim, uma antiga tradição muito enraizada e acarinhada nas Terras de Basto.
Scroll