Conteúdo

Cabeceiras de Basto promove XI Encontro de Cantadores de Reis das Escolas

Entrada livre neste espectáculo com início às 14:00 horas

20 de janeiro, 2010
A Câmara Municipal, através da empresa Emunibasto, vai promover na próxima Sexta-feira, dia 22 de Janeiro, mais uma edição do Encontro de Cantadores de Reis das Escolas. Trata-se de uma iniciativa a realizar pelo 11.º ano consecutivo, com o objectivo de avivar tradições e estimular a defesa do património cultural e etnográfico desta terra de Basto.
Em palco vão estar dezassete grupos, em representação dos Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico provindos dos Agrupamentos de Refojos e de Arco de Baúlhe, nomeadamente Alvite, Chacim, Lameiros, Painzela, Outeiro, Arco, Faia, Basto, Pedraça, Serra, Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e Centro Social de Cabeceiras de Basto.

Os grupos participantes nesta edição dos Cantares dos Reis das Escolas, que terá lugar no Pavilhão Desportivo de Cabeceiras de Basto, receberão um prémio de presença no valor de 60,00 euros, verba esta, que se destina a adquirir material didáctico e pedagógico a escolher em função das necessidades dos diferentes estabelecimentos de ensino. No final da iniciativa, será distribuido um lanche a todas as crianças participantes.

De referir ainda, que a realização deste evento envolve este ano mais de um milhar de crianças, que se deslocarão àquele pavilhão para assistir e/ou participar nesta inicitiva, desfilando trajes tradicionais que nesta ocasião se retiram dos baús, o calçado, maioritariamente tabalhado em madeira e pele pelos tamanqueiros locais, assim como adereços artesanalmente executados, verdadeiros exemplares da etnografia local. As músicas e letras, fazem igualmente parte do cancioneiro popular português e a sua interpretação contribui para divulgar e defender o património imaterial oral desta terra do Baixo Minho.

Como vem sendo hábito espera-se grande adesão popular já que os cantares dos reis, são anualmente uma iniciativa que envolve a presença e o empenho crescente dos diversos grupos participantes, reflexo do êxito que a iniciativa vem registando ao longo dos últimos anos da qual se salienta também a colaboração e o entusiasmo da comunidade educativa respectivamente educadores, professores e auxiliares de acção dos respectivos estabelecimentos de ensino nesta iniciativa municipal.

A entrada é livre e o espectáculo tem início agendado para as 14h00m.
Scroll