Conteúdo

Escola Básica de Cabeceiras de Basto terá novo Pavilhão Desportivo

Deliberação da reunião do executivo municipal do passado dia 18 de Dezembro

15 de janeiro, 2010
Actual Pavilhão Desportivo
O executivo municipal autorizou a abertura de um ajuste directo tendo em vista a empreitada de “construção do pavilhão desportivo da escola básica de Cabeceiras de Basto”. Trata-se de um investimento que surge na sequência da implementação da política de renovação do Parque Escolar Nacional.
Esta renovação, que o Governo Português iniciou no ano 2008, contemplava uma intervenção prioritária na EB 2,3 de Cabeceiras de Basto. Neste âmbito, foi celebrado um acordo entre a Direcção Regional de Educação do Norte e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto para a substituição integral daquela Escola Básica, localizada no centro desta vila Cabeceirense.

De referir, que esta substituição integral, representa um investimento de quatro milhões de euros. A obra iniciou-se em Junho do ano passado e deverá estar concluída no próximo Verão, a tempo de acolher as aulas no ano lectivo 2010/2011.

Esta grande intervenção vai assim, dotar o concelho de uma Escola Básica de nova geração com todas as condições de qualidade e modernidade propícias ao ensino e ao sucesso da aprendizagem.

Ainda que não estivesse prevista inicialmente, a substituição do antigo Pavilhão Desportivo, ficou acordada aquando da visita que o Primeiro-Ministro efectuou às obras em curso naquela escola, em Agosto último, ao verificar que o referido Pavilhão merecia também uma grande intervenção, determinando na ocasião para que a DREN encontrasse uma solução para a execução da necessária remodelação.

O caminho seguido foi a celebração de um acordo entre aquela Direcção Regional e a Câmara Municipal que estabeleceu as formas de financiamento e as responsabilidades de cada parte.

Assim, a autarquia Cabeceirense, enquanto dona da obra, na reunião do executivo municipal do passado dia 18 de Dezembro, deliberou aprovar a abertura de um ajuste directo para a empreitada de construção do referido Pavilhão.

Trata-se por isso, de uma obra urgente e necessária para bem da comunidade educativa – crianças, encarregados de educação, funcionários e professores – cuja construção vai beneficiar certarmente aquele estabelecimento de ensino, mas também o concelho em geral.
Scroll