Conteúdo

Doação de publicações para o Centro de Estudos Beneditinos

Deliberações da última reunião do executivo

11 de fevereiro, 2022
O Executivo Municipal aprovou esta manhã, 11 de fevereiro, em reunião camarária, aceitar a doação de 32 publicações para enriquecimento do espólio do Centro de Estudos Beneditinos. As publicações editadas pela Irmandade de S. Bento da Porta Aberta vão integrar o acervo bibliográfico do Centro de Estudos Beneditinos que está em funcionamento na Livraria do Mosteiro – antiga biblioteca monástica – localizada no piso superior da ala norte dos Paços do Concelho.
Para além da aceitação dos referidos livros, o Executivo Cabeceirense deliberou, também, aprovar por unanimidade um voto de agradecimento ao Senhor Fernando da Silva Correia da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta pela doação de tão valioso acervo.

S. Bento e os Beneditinos são as grandes temáticas das obras doadas, edições de grande relevância cultural que serão, agora, disponibilizadas a todos os que se interessam pela história, pela cultura, pelo conhecimento e pelo saber.

De referir que o Centro de Estudos Beneditinos é uma plataforma de desenvolvimento de estudos e investigação sobre a história e impactos culturais da Ordem de S. Bento em Basto e no Noroeste do país, disponibilizando documentos físicos e digitais relacionados com a presença beneditina em Terras de Basto.

De entre outros assuntos, durante reunião camarária de hoje foram aprovados mais dois apoios à natalidade no valor global de 1.000 euros.
Scroll