Conteúdo

Recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos aumentou nos últimos anos

Foram instalados no mês de novembro novos equipamentos em vários locais e freguesias

2 de dezembro, 2021
Recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos aumentou nos últimos anos em Cabeceiras de Basto
Num esforço contínuo de melhoria das condições de acondicionamento e recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos, o Município Cabeceirense, com a entrada em funcionamento de novos ecopontos de superfície instalados pela RESINORTE no mês de novembro, procura um aumento significativo das taxas de recolha seletiva.
No mês de outubro deste ano foi registada uma tendência ligeira de subida nas quantidades de resíduos enviados para reciclagem, relativamente a anos anteriores, no mesmo período.

Do total de resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho no mês de outubro deste ano, cerca de 70 toneladas foram encaminhadas para recolha seletiva e consequente valorização.

Tem vindo a verificar-se um aumento na recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos e legalmente equiparados, comparando com os períodos homólogos de 2017 a 2020, verificando-se a eficácia dos investimentos realizados nos últimos anos no alargamento dos equipamentos de deposição para esse fim. O esforço de recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos possibilita a diminuição das quantidades depositadas em aterro sanitário, a diminuição dos custos de deposição e recolha nos contentores de deposição de indiferenciados, com consequente benefício ambiental.

Cientes que a colocação de mais equipamentos para deposição e recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos representará uma maior proximidade para as populações, com consequente aumento da taxa de adesão à recolha seletiva, o Município de Cabeceiras de Basto, em parceria com a RESINORTE, promoveu a instalação de mais equipamentos no concelho neste mês de novembro.

Nesta fase de colocação de ecopontos, o vereador do Ambiente, António Fernando Basto, acompanhou a instalação dos novos equipamentos em vários locais, abrangendo as freguesias da Faia, Abadim, Cabeceiras de Basto (São Nicolau) e Refojos de Basto, Outeiro e Painzela, estando prevista a colocação de mais equipamentos nas restantes freguesias.

A Câmara Municipal apela à colaboração de todos os munícipes para o bom funcionamento destes equipamentos com o intuito de tornarmos o concelho de Cabeceiras de Basto mais limpo.
Scroll