Conteúdo

V Seminário Internacional Ora et Labora continua na Casa do Tempo

Evento termina com a homenagem a Frei Geraldo Coelho Dias

30 de julho, 2021
V Seminário Internacional Ora et Labora - Intervenção diretora Regional de Cultura do Norte
Arrancou ontem, dia 29 de julho, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto o V Seminário Internacional Ora et Labora dedicado, neste ano de 2021, à temática ‘Refojos de Basto: Leituras, textos e autores beneditinos’. A sessão de abertura contou com a presença da diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
Presença também da vereadora da Cultura, Carla Lousada, da representante do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’ da Faculdade de Letras do Porto, Zulmira Santos, e do investigador do CITCEM e coorganizador do Seminário, Pedro Vilas Boas Tavares.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, deixou uma mensagem a todos os participantes e organização deste 5.º Seminário. À diretora Regional de Cultura do Norte, manifestou a importância de dar continuidade à colaboração que tem vindo a ser estabelecida com a Direção Regional, realçando que a autarquia continua empenhada em trabalhar com os Mosteiros Beneditinos de Pombeiro, Rendufe, São Bento da Vitória, Tibães e S. Bento de Santo Tirso e S. Salvador de Paço de Sousa para a elaboração da proposta de inscrição dos Mosteiros e Paisagens Beneditinas na Lista do Património da UNESCO. Deixou, ainda, à diretora regional o desafio de “patrocinar uma motivação mais forte junto de todos os parceiros neste projeto”.

Por seu turno, Laura Castro enalteceu a regularidade do Seminário Internacional, bem como a criação do Centro de Estudos Beneditinos em Cabeceiras de Basto, que considerou “útil e fundamental”. A diretora Regional de Cultura do Norte manifestou, ainda, disponibilidade para “dar continuidade às parcerias estabelecidas com a Câmara Municipal/CITCEM” no âmbito da reabilitação patrimonial acompanhada do “devido uso” que garanta a “permanência de uma ligação histórica, patrimonial e afetiva a estes núcleos edificados” e não apenas uma utilização turística esporádica.

Ao longo do dia de ontem investigadores, historiadores e outros especialistas integraram os diferentes painéis do programa como oradores, partilhando com a plateia estudos, conhecimentos e experiências diversas.

Durante o primeiro dia de seminário realizou-se uma visita à Livraria do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, recentemente recuperada, e procedeu-se à abertura da exposição ‘Scriptorium Medieval’ – mostra criada no âmbito da exposição ´Santa Cruz de Coimbra – A Cultura Portuguesa Aberta à Europa na Idade Média’ com assessoria científica de Maria José Azevedo Santos. A jornada terminou com uma noite cultural através da realização do workshop ‘Scriptorium Medieval’ pela EmCadeamentos – Associação para a Promoção do Património Histórico Cultural que levou os participantes a pintar letras capitulares.

O evento termina hoje à tarde com a homenagem a Frei Geraldo Coelho Dias, pelas 17h00, com a entrega da Medalha de Ouro de Mérito Público de Cabeceiras de Basto.
Scroll