Conteúdo

Câmara reforça apoios às famílias e empresas em cerca de 18 mil euros

Deliberações da última reunião do Executivo

11 de maio, 2021
Cabeceiras de Basto - Bandeira
O Executivo Municipal aprovou na sua reunião do passado dia 7 de maio, por unanimidade, mais 18 candidaturas ao Programa #CabeceirasCuida (Refeições Solidárias – Eixo 2 – Fundo de Apoio Social às Famílias) que se traduz na atribuição de um montante global de 5.280,00 euros a famílias de estratos sociais mais desfavorecidos ou que viram os seus rendimentos diminuir devido à pandemia Covid-19.
A medida traduz-se no fornecimento de refeições confecionadas por restaurantes (ou similares) locais, até três vezes por semana, consoante as necessidades das famílias identificadas pelos Serviços de Ação Social do Município.

Até ao momento foram, assim, deliberadas favoravelmente 52 candidaturas às refeições solidárias num investimento global de 15.180,00 euros.

Esta medida, para além de dar resposta às necessidades das famílias, permite também apoiar os próprios restaurantes através da aquisição das refeições, aumentando assim, neste tempo de tantos confinamentos e dificuldades, a faturação daqueles estabelecimentos.

Durante a reunião do Executivo Cabeceirense foram aprovadas, também por unanimidade, mais 11 candidaturas ao Programa #CabeceirasCuida (Medida de Apoio a Fundo Perdido - Eixo 1 – Apoio Extraordinário às Empresas), apoio que se traduz na atribuição de um montante global de 12.500,00 euros a 11 empresas e/ou empresários em nome individual que representam 14 postos de trabalho.

De referir que, no global, em termos deste apoio extraordinário às empresas a fundo perdido, foram já deliberados pela edilidade Cabeceirense apoios no montante global de 208 mil euros a um total de 182 empresas/empresários que representam 277 postos de trabalho.

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou o início do procedimento do ‘Projeto de Regulamento de Exploração de Modalidades Afins de Jogos de Fortuna ou Azar e Outras Formas de Jogo do Município de Cabeceiras de Basto’, no âmbito do quadro de transferência de competências para as autarquias locais.

O Executivo Cabeceirense aprovou, por maioria, duas propostas do presidente da Câmara Municipal, uma referente à ‘Alteração do Regulamento da Estrutura Orgânica dos Serviços Municipais’ e outra referente à ‘Primeira Alteração do Mapa de Pessoal para 2021’.

No decurso da última reunião de Câmara foram igualmente aprovados por unanimidade mais cinco apoios à natalidade no valor total de 2.500 euros, dois pedidos de certidão de desanexação e declarada a caducidade de seis processos de obras.
Scroll