Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro chegou hoje ao fim

Ministra da Agricultura inaugurou 24.ª Festa da Orelheira e do Fumeiro na sexta-feira

24 de fevereiro, 2020
Festa da Orelheira e do Fumeiro chegou hoje ao fim
Encerrou esta manhã, dia 24 de fevereiro, ao público a 24.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, um certame que foi inaugurado na sexta-feira pela Ministra da Agricultura, Dra. Maria do Céu Albuquerque, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos. O certame organizado pela Câmara Municipal e produzido pela Mútua de Basto/Norte recebeu a visita de milhares de pessoas, chegando ao fim com um balanço positivo.
A ministra esteve acompanhada pela Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Eng. Carla Alves, eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais, pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, vereadores e demais autarcas das freguesias e do município, entre outros convidados e público em geral.

Depois de dois dias, sexta-feira e sábado, dedicados à cultura popular com grande animação musical, desde concertinas aos cantares ao desafio, passando pelo folclore e muita dança à mistura, ontem à tarde, domingo, foi dia leilão de orelheiras. O leilão das orelheiras e outros produtos oferecidos pelos expositores de fumeiro presentes na festa foi muito participado, atraindo centenas de pessoas ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
O domingo gordo que antecede o dia de Carnaval ficou igualmente marcado pela atuação do Jogo de Pau da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim e pela atuação do Grupo ‘Toka e Dança’ que animou a tarde no recinto da festa.

De referir que a Festa da Orelheira e do Fumeiro 2020 contou com a participação de 70 produtores/expositores, sendo 36 produtores de fumeiro oriundos dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Montalegre, Vieira do Minho, Boticas; 30 expositores de vinhos verdes, licores, ervas aromáticas, mel, azeite, broa, produtos hortícolas, artesanato, doçaria, designadamente os ‘Miguelitos’ – o doce que venceu o Concurso ‘Doce Cabeceirense’ promovido pela Câmara Municipal em 2019 – entre outros; e 4 associações/entidades locais, entre elas a Mútua de Basto/Norte, a Escola Profissional de Fermil, a Basto Empreende e a Fundação António Joaquim Gomes da Cunha.

Com a Festa da Orelheira e do Fumeiro continua também a aposta do Município de Cabeceiras de Basto nos produtos locais, bem como na promoção e valorização do interior.
Scroll