Conteúdo

Voto de Pesar pelo falecimento do professor Dr. Manuel Gonçalves

Professor e historiador Cabeceirense

27 de dezembro, 2019
Bandeira de Cabeceiras de Basto
O Executivo Municipal aprovou, com 7 votos a favor, um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Pereira Gonçalves ilustre cidadão Cabeceirense que morreu no dia 5 de dezembro, aos 82 anos de idade. Nascido a 29 de dezembro de 1936, no Samão, aldeia da extinta freguesia de Gondiães, deste concelho, o distinto e respeitado professor primário lecionou durante muitos anos em Cavez, tendo-se licenciado mais tarde em História pela Universidade do Porto.
Dedicou muito do seu tempo à investigação da história desta terra de Basto e partilhou com os cabeceirenses muito do seu saber e conhecimento através da sua participação ativa e esclarecida em colóquios, tertúlias, seminários e conferências que a Câmara Municipal promoveu ao longo dos últimos anos.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto “lamenta profundamente a sua morte que representa uma perda para a sua família mas, também, uma perda de vulto para a comunidade Cabeceirense”, lê-se no voto de pesar.

Durante a reunião foram aprovadas, por unanimidade, as normas de participação do 21.º Encontro de Cantares de Reis das Escolas de Cabeceiras de Basto e do 24.º Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras.

O 21.º Encontro de Cantares de Reis das Escolas vai realizar-se no dia 17 de janeiro no Pavilhão Desportivo de Refojos, enquanto que o 24.º Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras acontecerá no dia 19 de janeiro, no mesmo local. As inscrições para ambas as iniciativas terminam no dia 10 de janeiro de 2020.

De salientar que os eventos têm como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos cantares, quer por parte das associações/instituições, quer por parte das escolas e dos seus alunos.

Por unanimidade foi igualmente aprovado o início do procedimento de elaboração do projeto de Regulamento de Funcionamento e Utilização da Casa do Tempo, tendo sido fixado em dez dias úteis, de 2 a 15 de janeiro, o prazo para a constituição de interessados para apresentação de contributos.

De salientar que a Casa do Tempo é um equipamento turístico-cultural que abriu ao público em agosto de 2013, um equipamento capaz de acolher as mais variadas manifestações culturais, históricas, turísticas e educacionais.

Nesta mesma reunião, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de alteração do Regulamento do Arquivo Municipal, submetendo-se agora o assunto à apreciação da Assembleia Municipal.

Por unanimidade foi igualmente aprovado o acordo de gestão a celebrar entre a Infraestruturas de Portugal, SA (IP) e o Município de Cabeceiras de Basto com vista à integração paisagística da Rotunda das Tojeirinhas na EN 206, na vila do Arco de Baúlhe.

A pedido da empresa Parque Eólico Terras Altas de Fafe, S.A. que pretende ampliar o atual parque com 5 novos aerogeradores, 2 localizados no concelho de Cabeceiras de Basto, em Ervideiro, no limite com o concelho de Fafe, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, o pedido de Reconhecimento de Interesse Público Municipal para o empreendimento.

Com 4 votos a favor do PS e 3 votos contra do IPC, foram designados os representantes da Câmara Municipal no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

De entre outros assuntos, foram aprovados cinco pedidos de apoio à natalidade no montante de 2.500 euros; um pedido de apoio à iniciativa empresarial e económica nas áreas agrícolas, pecuária ou florestal no valor de 1.000 euros; dois pedidos de redução de taxas para frequências nas piscinas municipais; dois pedidos de pagamento em prestações de dívidas referentes a refeições escolares; um pedido de alteração de alvará de loteamento; tendo sido igualmente aprovada a Modificação Orçamental n.º 10 – Alteração n.º 7 que prevê alterações de valores entre rubricas do Orçamento Municipal.
Scroll