Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Concurso para a criação do Doce Cabeceirense

Lançamento do desafio acontece no dia 11 de janeiro, às 11h00, na Casa do Tempo

7 de janeiro de 2019
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Depois de uma ação de formação realizada com 20 formandas com vista a aliar a memória de uma alimentação de afetos ao uso dos produtos da terra, a Câmara Municipal lança no próximo dia 11 de janeiro, no âmbito do Mosteiro de Emoções, o Concurso para a criação de um Doce Cabeceirense. Deverá ser um doce ou bolo, concebido com ingredientes locais de modo a incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses. As inscrições irão decorrer até 28 de fevereiro.
A apresentação será feita pelo Presidente da Câmara, Francisco Alves, e está agendada para as 11h00, na Casa do Tempo. Além dos representantes da Autarquia, contará com a presença de Helena Chaves, Diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, assim como das formandas do Curso de Pastelaria Conventual* que terminou no passado mês de dezembro. O regulamento do Concurso será apresentado na sessão.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretende reforçar e valorizar o que se fazia no núcleo familiar, principalmente pelos avós. Pretende-se, igualmente, incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses bem como sensibilizar os agentes económicos e a população para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial, o mel, as ervas aromáticas, o vinho verde, o leite, as frutas, designadamente o codorno e outros produtos endógenos, no contexto do desenvolvimento do território de Cabeceiras de Basto.

O concurso pretende aliar a memória de uma alimentação de afetos ao uso dos produtos da terra e da tecnologia, reforçando e valorizando o que se fazia no núcleo familiar: incentivar a inovação na pastelaria cabeceirense; sensibilizar os agentes económicos e a população em geral para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial o mel de Basto, as ervas aromáticas, o vinho verde da região de Basto (Cabeceiras de Basto), o leite, as frutas da região e seus derivados, no contexto do desenvolvimento do território de Cabeceiras de Basto; e incentivar a inovação e o empreendedorismo individual ou coletivo, visando o aproveitamento desses produtos para a criação original de um doce ou bolo de matriz local.

Durante os meses de março e abril será desenvolvido o produto e no dia 18 de maio o júri fará a avaliação das propostas a concurso.

*Esta ação de formação, realizada em parceria com o IEFP, designada ação modular Vida Ativa Emprego Qualificado de Pastelaria Conventual, decorreu de maio a dezembro. Participaram mais de duas dezenas de formandas, com o objetivo de criar o futuro Doce Cabeceirense.

Neste programa formativo participaram alguns convidados especiais, para enriquecerem e inspirarem os participantes, como Chefs e Mestres Pasteleiros. A ação de formação incentivou a inovação e o empreendedorismo ao nível do aproveitamento daqueles produtos para a criação original de um doce ou bolo regional.

‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES’

O programa ‘Mosteiro de Emoções’ tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho deste ano e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.

Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural, contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrem sob diversos formatos: exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades têm decorrido preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.

Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina, um programa cultural que se materializa em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.

O programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ desenvolver-se-á até julho de 2019 e integra 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.

Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que continuará a contar com o envolvimento de muitos parceiros, ao longo dos próximos meses, destaque para as iniciativas: ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional ‘Ora et Labora”; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’; Dá lã um abraço ao Mosteiro”; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.

Adicionar comentário

Scroll