Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara e IBERDROLA firmam protocolos

Proteção da fauna e da flora e apoio à Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros

29 de novembro de 2018
Câmara e IBERDROLA firmam protocolos
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a IBERDROLA assinaram esta manhã, dia 29 de novembro, dois protocolos – um para a valorização da fauna e flora em território Cabeceirense e outro relacionado com o apoio à EIP - Equipa de Intervenção de Permanente dos Bombeiros Cabeceirenses. Estes dois protocolos enquadram-se no Programa de Medidas de Compensação do Sistema Electroprodutor do Tâmega.
A cerimónia de assinatura dos protocolos decorreu na antiga Casa Florestal de Foliposo, no Parque Aventura sediado em Riodouro, em plena Serra da Cabreira, na presença de técnicos da Câmara (GTF – Gabinete Técnico Florestal), da IBERDROLA, do ICNF, da Biosfera, do Comandante Distrital de Operações de Socorro de Braga, bem como de representantes dos Bombeiros Cabeceirenses e dos Baldios de Riodouro. Acompanhou o presidente da Câmara nesta sessão o vereador Eng. Pedro Sousa.

Devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir esta manhã, a plantação de 20 carvalhos (árvore autóctone) que estava prevista para assinalar esta cerimónia não pôde ser concretizada na sua totalidade, cabendo ao presidente da Câmara e aos responsáveis da IBERDROLA plantar uma árvore.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância dos protocolos hoje assinados, destacando a relação profícua com a IBERDROLA que tem trabalhado em sintonia com a autarquia. “Quando há diálogo, há consenso e as coisas funcionam”, afirmou Francisco Alves.

Os responsáveis da IBERDROLA, Eng. José María Otero e Eng. Sara Hoya, enalteceram a colaboração e parceria estabelecida com o Município de Cabeceiras de Basto, afirmando que “há muito trabalho pela frente” e que é sempre muito positiva a cooperação entre as diferentes entidades envolvidas no projeto para se conseguir “fazer o melhor possível”.

De salientar que o protocolo que visa o desenvolvimento de atividades relativas à fauna e flora tem um período de vigência de 6 anos, de 2018 a 2023, abrangendo uma área de intervenção florestal de 445 hectares. As atividades incluem, entre outras, a plantação de sobreiros e de folhosas autóctones. As áreas de compensação previstas para 2018 e 2019, definidas em articulação entre o GTF e o ICNF, estão inseridas no Perímetro Florestal da Serra da Cabreira e distribuídas pelos Baldios de Gondiães, Vilar e Uz, Moimenta e Rabiçais, Arosa, Refojos, Riodouro e Cabeceiras de Basto (S. Nicolau). Esta parceria entre a Câmara Municipal e a IBERDROLA permitirá, assim, a recuperação de vastos espaços florestais concelhios que foram fustigados pelos incêndios florestais.

O protocolo de apoio financeiro para a aquisição de equipamentos de suporte e meios materiais de auxílio ao funcionamento da EIP vigorará até dezembro de 2021 e insere-se no âmbito do protocolo de criação da EIP, celebrado entre o Município Cabeceirense, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, com o objetivo de assegurar a intervenção de socorro e proteção civil, a aquisição de equipamentos, bem como a realização de ações de formação para garantir a segurança dos trabalhos de execução do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, designadamente da Barragem de Daivões.

Para a Iberdrola, “a cooperação com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto é, uma vez mais, um motivo de orgulho. Aqui, a Iberdrola procura, através destes protocolos, aproximar-se da comunidade, neste caso, contribuindo para a existência de uma Equipa de Intervenção Permanente e para o desenvolvimento de ações que melhorem a flora e fauna locais. Enquanto desenvolve, nesta região, um dos maiores projetos hidroelétricos dos últimos 25 anos, a nível europeu – o Sistema Eletroprodutor do Tâmega – a Iberdrola quer continuar lado a lado com aqueles que mais próximos estão da obra, e isso envolve, claro, o concelho de Cabeceiras de Basto”.
Câmara e IBERDROLA firmam protocolos

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll