Conteúdo

Tertúlia sobre Educação Patrimonial decorreu na Casa do Tempo

A terceira inserida no Ciclo de Tertúlias ‘O Futuro Visita o Passado’ do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’

22 de novembro, 2018
Tertúlia sobre Educação Patrimonial decorreu na Casa do Tempo
‘Educação Patrimonial’ foi o tema da terceira tertúlia integrada no Ciclo ‘O Futuro Visita o Passado’ do programa cultural Mosteiro de Emoções que decorreu no dia 21 de novembro, na Casa do Tempo. Coube ao presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, proceder à abertura e ao encerramento deste evento.
Foi evidenciado o processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Património Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.

A tertúlia teve como oradores a Dra. Belanita Abreu, escritora de livros infantis, formadora na área da escrita criativa e licenciada em Ensino Básico, bem como a Dra. Iolanda Silva que é licenciada em Gestão do Património, mestranda em Património e Turismo Cultural.

Esta terceira tertúlia foi especialmente dirigida a professores, educadores, animadores socioculturais, empresas de animação, técnicos ligados à educação, cultura e turismo mas também para todos os interessados e população em geral.

A partir da experiência e do contacto direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspetos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial procura levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

Esta foi a terceira tertúlia inserida no Ciclo de Tertúlias ‘O Futuro Visita o Passado’ que é uma das 23 atividades do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que tem como grande objetivo divulgar o vasto e rico Património Cabeceirense, cujo verdadeiro ex-líbris é o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

O programa cultural Mosteiro de Emoções decorre até julho de 2019 e resulta de uma candidatura a Fundos Comunitários, através do NORTE 2020, e que, para além das ações imateriais de promoção do Nosso Mosteiro tem também associado um conjunto de obras de requalificação e restauro do imóvel.

As tertúlias que compõem este Ciclo de Tertúlias ‘O Futuro Visita o Passado’ têm como objetivo, por um lado a integração de novos residentes, profissionais e visitantes regulares na comunidade, por outro o reforço da identidade local junto da população jovem, bem como a formação e sensibilização dos agentes associativos e dinamizadores recreativos e culturais locais.
Scroll