Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Mais de trezentos alunos receberam a Sebenta do Património

Mosteiro de S. Miguel de Refojos em destaque

7 de novembro de 2018
Mais de trezentos alunos receberam a Sebenta do Património
No âmbito do programa ‘Mosteiro de Emoções’, a Câmara Municipal entregou ontem, dia 6 de novembro, aos alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo, a Sebenta do Património da autoria da Escritora de contos infantis Belanita Abreu, com ilustrações de Maria Abreu. A entrega, aos cerca de 300 alunos destes dois anos de escolaridade, foi organizada em duas sessões que decorreram no Auditório do Mercado Municipal.
As sessões contaram com a presença da Vereadora da Educação, da Diretora do Agrupamento e dos professores. A escritora do conto não pode estar presente mas deixou a todos uma mensagem em vídeo.

A Sebenta do Património inclui uma história, cujo título é ‘A LENDA DA PENA AZUL - O Segredo do Mosteiro de São Miguel de Refojos’, e um conjunto de passatempos com alusão ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, um monumento que continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe.

Desta forma a Câmara Municipal aposta num processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Património Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.

A partir da experiência e do contacto direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspetos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial procura levar as crianças, neste caso particular, a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

Esta Sebenta do Património contém, nas páginas centrais, um poster com alusão ao Mosteiro para ser ilustrado por cada uma das crianças que a receberão, dando origem a uma outra iniciativa, designada ‘Concurso de Ilustração Infantil’ que decorrerá no 1º semestre de 2019.

Na oportunidade, a Vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, incentivou os pequenos alunos a lerem com atenção a história que a Sebenta contém e a trabalharem a ilustração e os passatempos que a mesma propõe, elementos que despertarão em todos o interesse por conhecerem melhor o Património fantástico que é o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

A Dra. Céu Caridade, Diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, incentivou os alunos a procurarem conhecer melhor a sua terra e o seu património e a afirmarem com orgulho e sem qualquer vergonha ou complexo que são de Cabeceiras de Basto, «porque a nossa terra é sempre a melhor terra», disse.

Estas sessões de entrega da Sebenta do Património aos pequenos leitores foi animada com a leitura do conto pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal que assim deu um brilho especial ao momento e despertou, desde logo, um elevado interesse nos alunos.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll