Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Desfolhada Tradicional juntou largas centenas no Parque do Mosteiro

Atividade contou com a participação de utentes de Espaços de Convívio e Lazer

25 de setembro de 2018
Desfolhada Tradicional juntou largas centenas no Parque do Mosteiro
Largas centenas de pessoas participaram ontem, dia 24 de setembro, na Desfolhada Tradicional que decorreu no Parque do Mosteiro, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, produzida pela Associação Os Bravos da Concertina de Refojos e que contou com o apoio da Associação Arborada.
Integrada no programa da Feira e Festas de S. Miguel, a desfolhada à moda antiga contou com a participação especial de utentes de Espaços de Convívio e Lazer do concelho.

O Parque do Mosteiro transformou-se, assim, numa ‘grande eira’, onde o povo desfolhou o milho ao som de cantigas populares, revivendo uma tradição muito antiga em Terras de Basto. À medida que se desfolhava o milho foram-se amontoando as espigas em cestos para serem depois levadas para os espigueiros. A jornada tornou-se ainda mais animada com o aparecimento do tão desejado milho-rei (espigas de milho vermelho) que, à semelhança das desfolhadas à moda antiga, levava os rapazes a ‘roubar’ um beijinho às raparigas.

Associaram-se ao evento o presidente da Câmara Municipal Francisco Alves, os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, o presidente da Junta de Freguesia de Abadim, Fernando Basto, entre outros autarcas.

De referir que a sementeira do milho é feita nos princípios de maio para ser, posteriormente, sachado em junho. Depois de mondado e de bem regado, o milho cresce e em meados de setembro ou inícios de outubro são cortadas as canas.

No Parque do Mosteiro recordaram-se, assim, as lides mais características de outrora mas que ainda hoje se mantêm bem vivas em algumas localidades do nosso concelho.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll