Conteúdo

Câmara aprova Voto de Pesar pela morte do antigo autarca José Magalhães

Deliberações da última reunião do Executivo

27 de abril, 2018
Bandeira do Municipio de Cabeceiras de Basto
Sob a presidência de Francisco Alves, o Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, aprovou hoje, dia 27 de abril, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do antigo presidente da Junta de Freguesia da Faia, Sr. José Magalhães, com o seguinte teor: “nascido a 10 de dezembro de 1929, na freguesia de Faia, deste concelho de Cabeceiras de Basto, o Sr. José Magalhães foi autarca ao longo de mais de duas décadas.
Desempenhando as funções de presidente da Junta de Freguesia da Faia, entre 1985 e 2005, e presidente da Assembleia da mesma Freguesia, entre 2005 e 2009, cargos para os quais foi sucessivamente eleito.

Personalidade respeitadora e respeitada pelos seus conterrâneos, o Sr. José Magalhães foi um homem de uma determinação invulgar que se dedicou à sua terra natal de uma forma empenhada, apaixonada e responsável, procurando sempre o bem-comum. O concelho de Cabeceiras de Basto e, em particular, a freguesia da Faia devem-lhe um sentido reconhecimento pela sua ação política que desempenhou com desprendimento e grande determinação. A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, hoje reunida, delibera aprovar um voto de pesar pela sua morte e, nesta hora de tristeza e dor para toda a família, apresenta-lhe as mais sentidas condolências
”.

Outras deliberações

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, uma proposta para isentar de taxas e licenças a instalação e funcionamento de esplanadas até 20 m2 de área de ocupação do espaço público. A mesma proposta estabelece também a redução em 50% de quaisquer taxas ou licenças para eventos de animação a realizar nos referidos espaços. A proposta será agora remetida à Assembleia Municipal para deliberação.

Igualmente aprovado, por unanimidade, foi também o acordo de pareceria – WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 – a celebrar com o Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) que visa estabelecer os termos necessários à realização do Rally de Portugal 2018 na Região Norte, bem como as respetivas responsabilidades financeiras, com vista à apresentação de candidatura junto da CCDR-N, no âmbito do NORTE 2020 – SIAC – Sistemas de Apoio às Ações Coletivas “Internacionalização”.

Por unanimidade foi também aprovada a celebração de um protocolo de colaboração com a Autoridade Tributária e Aduaneira no âmbito da estratégia nacional de defesa da floresta contra incêndios. De referir que a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses subscreveu com o Governo uma declaração conjunta tendo em vista a celebração de protocolos de cooperação entre os Municípios e a Autoridade Tributária e Aduaneira que visam o acesso à informação dos dados constantes da matriz predial dos prédios, incluindo a identificação dos proprietários, para efeitos de identificação e notificação dos mesmos.

A Câmara Municipal aprovou o calendário e os horários de funcionamento das Piscinas Municipais Descobertas de Refojos, Cavez e Arco de Baúlhe para o corrente ano de 2018. A abertura ocorrerá no dia 2 de julho e o encerramento a 9 de setembro.

O Executivo Municipal aprovou ainda, por unanimidade, a concessão de mais três apoios à natalidade; um pedido de isenção de encargos pela utilização do transporte escolar; e um pedido de redução de taxas para frequência da Piscina Municipal do Arco de Baúlhe, estes dois últimos a dois munícipes com carências económicas.

Por unanimidade foi ratificado o resultado do concurso para a empreitada de conservação e restauro da fachada principal, torres sineiras, incluindo sistemas de afastamento de aves da igreja do Mosteiro de São Miguel de Refojos, estando agora reunidas as condições para que a empreitada seja adjudicada à empresa vencedora do concurso pelo valor global de 241 mil euros.

Foi igualmente aprovado, por unanimidade, um pedido de cedência de transporte do Agrupamento de Escolas e ratificados outros três pedidos de cedência de transporte – dois do Agrupamento de Escolas e um do Externato de S. Miguel de Refojos.

Durante esta reunião foi declarada, por unanimidade, a caducidade de um processo de obras particulares.

Foram ainda aprovados, por unanimidade, dois pedidos de apoio: um ao ArcoBike para a realização do evento desportivo ‘NGPS Nariz do Mundo’, a decorrer no próximo dia 5 de maio, e outro à SYAJ – Associação Juvenil SYnergia para a cedência do auditório do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto para atividades de dança de salão.
Scroll