Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

«Em Cabeceiras de Basto há um Mosteiro De Emoções»

Conferência debate a aposta turístico-cultural de Cabeceiras de Basto

11 de abril de 2018
Cabeceiras de Basto - vista aérea panorâmica
‘Em Cabeceiras de Basto há um Mosteiro de Emoções’ é o tema da conferência agendada para o próximo dia 12 de abril, pelas 18h30, no Auditório do ISCET – Instituto Superior de ciências Empresariais e do Turismo. Depois da abertura da sessão pelo Diretor do ISCET, Adalberto Dias de Carvalho, e do coordenador da licenciatura em Turismo do ISCET, Jorge Pinto, segue-se a intervenção de Francisco Alves
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto abordará o tema ‘A aposta turístico-cultural de Cabeceiras de Basto’.

‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES’ OFERECE 23 ATIVIDADES EM 16 MESES

O docente do ISCET, João Abreu, fará a presentação do programa ‘Mosteiro de Emoções’ que decorre em Cabeceiras de Basto até julho de 2019. O programa cultural desenvolver-se-á ao longo dos próximos 16 meses e integrará 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.

Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.

Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrerão sob diversos formatos –exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.

Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que contarão com o envolvimento de muitos parceiros, especial destaque para a Bienal Internacional de Flauta Transversal, como reconhecimento e exaltação da grande flautista nacional, Adriana Ferreira, natural do concelho, e solista da Orquestra Nacional de França desde 2012; a ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’, o ‘Festival Aromático’; a ‘Mostra de Sabores Beneditinos’; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.

‘MOSTEIRO DE S. MIGUEL DE REFOJOS’ É O PALCO PRINCIPAL

Fátima Oliveira, Técnica Superior da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto fará uma breve abordagem histórica ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o palco principal deste intenso programa cultural.

Tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino. Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina. O programa cultural materializa-se em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.

APRESENTAÇÃO DO ‘PROJETO RAÍZES’

A sessão terminará com a apresentação do ‘Projeto Raízes’, dinamizador do potencial turístico de Cabeceiras de Basto e um dos parceiros do programa ‘Mosteiro de Emoções’. Dois licenciados em Biologia, mestres em Engenharia do Ambiente e apaixonados por Turismo de Natureza – Diana e Nuno – são os profissionais ambiciosos e carismáticos impulsionadores do turismo de natureza, iniciativas de montanha, caminhadas, trails, em toda a região de Cabeceiras de Basto.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll