Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Concurso Literário Nacional – Conto Infantil é apresentado na Livraria Lello no Porto

Concurso integra o programa ‘Mosteiro de Emoções’ e impõe referência ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos

28 de fevereiro de 2018
Logótipo Mosteiro de Emoções
O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião do passado dia 23 de fevereiro, as normas de participação da XII Edição do Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto que se destina a promover e a consolidar hábitos de leitura e de escrita, valorizando a expressão literária, divulgando autores portugueses e enaltecendo a cultura, a história, as gentes e os lugares de Cabeceiras de Basto.
O Concurso Literário Nacional, que soma 12 edições, deu já origem à publicação de duas coletâneas literárias que reuniram os trabalhos vencedores das 11 anteriores edições deste concurso. Belíssimos contos infantis, originais, criativos e reveladores da grande capacidade e qualidade literária dos seus autores.

Nestes 12 anos, centenas de contos foram submetidos à apreciação do júri deste concurso. Trata-se de autores de norte a sul do país e ilhas que aqui viram reconhecidos os seus talentos pessoais ao nível da escrita. Autores que cultivaram a arte do conto infantil e contribuíram, também, para o sucesso e brilho deste concurso literário de âmbito nacional que impõe aos participantes que o texto faça sempre uma referência à cultura, história ou património de Cabeceiras de Basto.

Neste ano de 2018, o Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto integra o vasto programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, concurso este que tem apresentação pública marcada para o dia 17 de março na reconhecida e emblemática Livraria Lello, no Porto.

De destacar, neste âmbito e uma vez que o concurso integra o programa ‘Mosteiro de Emoções’, que esta edição impõe aos autores que os seus contos façam, pelo menos, uma referência ao ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos’, alusão essa que poderá ser de várias naturezas, ficando ao critério de cada autor.

De acordo com as normas de participação do concurso, os três primeiros classificados receberão prémios no valor de 600, 350 e 250 euros, respetivamente, havendo ainda lugar a uma Menção Honrosa, no valor de 200 euros, para o melhor jovem escritor.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem como destinatários pessoas que ainda não tenham nenhum livro publicado na área da literatura e cujos trabalhos sejam reveladores de criatividade, imaginação, qualidade literária, organização, coerência e coesão de texto, obedecendo às características do conto infantil.

Desejamos que nesta edição de 2018, integrada no programa ‘Mosteiro de Emoções’, sejam descobertos novos talentos literários para que possamos reconhecer publicamente todos os contributos que tantos apaixonados pela escrita continuam a dar à arte do conto para crianças.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll