Conteúdo

Centro de Teatro continua a afirmar e a promover a cultura Cabeceirense

Dois vereadores do IPC votaram contra

30 de janeiro, 2018
CTCMCB - 'Salvação' nos Claustros do Mosteiro (2017)
O Executivo Municipal aprovou, por maioria, na sua reunião do passado dia 26 de janeiro, o protocolo de colaboração a celebrar com a Associação ‘No Encalço de Ideias’, responsável pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da atribuição de apoio logístico e de um apoio financeiro no valor de 75 mil euros para a execução de um plano de desenvolvimento cultural a realizar no Município de Cabeceiras de Basto, durante o ano de 2018.
Está, assim, garantida a continuidade deste magnífico projeto que continua a afirmar e a promover a cultura Cabeceirense.

De salientar que a celebração do protocolo mereceu quatro votos favoráveis do PS, uma abstenção e dois votos contra dos vereadores do IPC.

Os dois vereadores do IPC que votaram contra apresentaram uma declaração de voto, elencando os motivos dessa votação, tais como a existência de “tantas necessidades básicas”, a “fraca estrutura económica e social”, a “dívida à banca”, os “impostos municipais que continuam a contrair o nosso tecido empresarial” e os “tímidos apoios às atividades pecuárias”, razões com as quais a Câmara Municipal não pode concordar.

Com efeito, as apostas do Município têm sido, ao longo dos anos, transversais a todos os setores de atividade, e a cultura não é exceção.

A autarquia Cabeceirense continua também a apostar fortíssimo na construção e melhoria das infraestruturas básicas, como a água, o saneamento e as vias de comunicação, aliás, como é do conhecimento dos vereadores do IPC e da população em geral.

O Município tem vindo, igualmente, a disponibilizar apoios diversos, não só às famílias e instituições sociais, como também aos investidores, o que tem permitido fortalecer e não enfraquecer a estrutura económica e social concelhia, ao contrário do que afirmam naquela declaração de voto os vereadores do IPC.

Estamos a falar, por exemplo, dos vários apoios aos investidores no que se refere à aquisição de lotes em zonas industriais; apoio na deslocalização de atividades; apoio ao exercício da atividade industrial; apoio ao início ou reinício de atividade industrial; apoio ao início ou reinício de atividade agrícola, pecuária ou florestal; apoio a obras de construção, reconstrução e outras infraestruturas; apoio ao fomento da produção pecuária. No que respeita, por exemplo e especificamente, aos apoios às atividades pecuárias, trata-se de incentivos que são um complemento a outros apoios que estes empresários recebem da administração central.

Já no que diz respeito à dívida, de referir que a mesma está perfeitamente controlada, tendo sido reduzida muito significativamente nos últimos anos, objetivo que se mantém.

Também não se pode dizer que os impostos municipais sejam razão de contração do tecido empresarial, como afirmam naquele documento os mesmos vereadores do IPC, pois a Câmara Municipal tem vindo a reduzir as taxas e impostos, evidenciando desta forma a preocupação e vontade de promover e dinamizar a economia local. A verdade é que têm surgido novas empresas e o desemprego tem vindo a baixar. A solidariedade e a responsabilidade social dos empresários, que destacamos e saudamos, justificam que as empresas contribuam também com os seus impostos para o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto.

Os vereadores do IPC que votaram contra dizem, ainda, que o protocolo não é “escrutinado”, pondo em causa a “gestão pública” do mesmo. Também aqui a Câmara Municipal não pode concordar, uma vez que o conjunto de iniciativas e ações que a associação vai organizar e dinamizar são em número e dimensão que justificam plenamente o valor pago, programa que é devidamente acompanhado pelos serviços municipais.

Centro de Teatro: um projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário

O CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem promovido a cultura ao seu melhor nível. O CTCMCB envolve mais de duas centenas de pessoas – crianças, jovens e menos jovens – que participam em diferentes ações, seja na produção de espetáculos, seja nas diversas oficinas que dinamiza.

A frequência nas várias oficinas dinamizadas pelo CTCMCB tem despertado inclusivamente nos jovens o gosto pelas artes e alguns deles enveredaram já por esse caminho no seu percurso universitário.

Numa perspetiva da arte ao encontro da comunidade, tem sido desenvolvido um excelente trabalho no campo cultural e artístico concelhio, a que o CTCMCB pretende dar continuidade, indo desta forma, ao encontro das pessoas, integrando-se com a vida, com o quotidiano e com as instituições culturais, através da promoção de um conjunto de ações capazes de contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade ao confrontá-la com novas manifestações artísticas e sensibilizá-la para a articulação das artes com o seu quotidiano.

Um dos aspetos que tem caracterizado o trabalho do Centro de Teatro é a capacidade de aprofundar estudos e universalizar a cultura rural na procura de novas linguagens e técnicas de comunicação, bem como na aproximação de agentes culturais e sociais, com enfoque especial nas gentes da terra.

O CTCMCB trabalha, assim, as memórias, as tradições e o património material e imaterial. Não só faz a recolha dos aspetos que envolvem o nosso património imaterial, como o tratam e divulgam.

O Centro de Teatro surgiu em 2012 com o objetivo de reafirmar no concelho a forte aposta que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver na cultura, criando em conjunto um elevado nível de programação cultural e artística.

O Centro de Teatro é, assim, um projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário que pretende ser impulsionador de um processo de transformação cultural na sociedade, ancorado ao Município de Cabeceiras de Basto. De destacar igualmente a colaboração deste Centro de Teatro com as freguesias, o movimento associativo e outras instituições, e também com o Agrupamento de Escolas, designadamente promovendo a integração de algumas crianças e jovens.

As extraordinárias e inspiradoras produções do Centro de Teatro continuam a marcar o vasto programa cultural do Município Cabeceirense e o numeroso público que assiste aos espetáculos promovidos pelo CTCMCB é bem demonstrativo do interesse dos Cabeceirenses por este projeto que tem vindo a ser amplamente acarinhado pelas pessoas.
Scroll