Conteúdo

Cavaquinhos da Raposeira vencem Concurso de Cantares das Janeiras

Evento contou com a participação de 23 grupos

22 de janeiro, 2018
Cavaquinhos da Raposeira vencem Concurso de Cantares das Janeiras
A Associação Cavaquinhos da Raposeira venceu ontem, dia 21 de janeiro, o XXII Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto com uma canção original da autoria de Manuel Carneiro que, pela sua singularidade, melodia e letra perfeitamente enquadradas no espírito das Janeiras, cativou o público mas também o júri do concurso.
O evento contou com a participação de 23 grupos, sete dos quais que estiveram a concurso e os restantes 16 que marcaram presença no encontro, proporcionando, assim, ao público presente um verdadeiro encontro intergeracional e cultural.

Em segundo lugar classificou-se a Paróquia de S. Martinho do Arco de Baúlhe e, em terceiro lugar, a Escolinha ‘A Guitarra e os Amigos’, num evento que teve como palco o Pavilhão Desportivo de Refojos.

Os três primeiros classificados receberam, respetivamente, os montantes de 300 euros (1º classificado), 250 euros (2º classificado) e 200 euros (3º classificado) enquanto os restantes grupos participantes receberam prémios de presença no valor de 60 euros, verba destinada ao associativismo local que desta forma incentiva a participação neste como noutros eventos.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretendeu reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural imaterial como são os Cantares das Janeiras, promovendo a sua recolha e recriação, revelando-se desta forma, também, a vivacidade e vigor do movimento associativo local.

Trajados a rigor, de boinas e lenços na cabeça e candeias nas mãos, perto de meio milhar de cantadores e tocadores exibiram em palco os mais variados instrumentos, interpretando os mais genuínos cantares das Janeiras.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado por vereadores, membros da Assembleia Municipal e presidentes das Juntas de Freguesia, felicitou todos os grupos participantes que protagonizaram um belo espetáculo ao público presente. Francisco Alves agradeceu ao júri - constituído por Prof. João Soares, Dr. Gil Santos e Dr. Vítor Ferreira Silva - a quem coube a tarefa de selecionar os vencedores desta 22ª edição do Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto.

Agradeceu também a todos os que direta ou indiretamente contribuíram com o seu trabalho e a sua presença num espetáculo que uma vez mais afirmou as tradições e a cultura das gentes desta terra de Basto.
Scroll