Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara Municipal regozija-se com aumento do número de camas

Na Rede Nacional de Cuidados Continuados para o concelho

12 de janeiro de 2018
Presidente da Câmara em visita recente à Unidade de Internamento Pública
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, esta manhã, dia 12 de janeiro, em reunião camarária, uma tomada de posição de regozijo relativa ao aumento do número de camas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para o concelho, com o seguinte teor.
Foi publicado no passado dia 29 de dezembro, o despacho conjunto da Secretaria de Estado do Orçamento, da Secretaria de Estado da Segurança Social e da Secretaria de Estado Adjunta e da Saúde que prevê a celebração de contratos-programa com as entidades integradas ou a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no âmbito do funcionamento e implementação desta Rede.

Cabeceiras de Basto foi, assim, contemplada com a criação de 50 novas camas integradas na referida Rede. Para a Régie Cooperativa Basto Vida o acordo contempla 30 camas na Unidade de Cuidados Continuados Integrados a Pessoas Dependentes de Média Duração e Reabilitação; a Santa Casa da Misericórdia de S. Miguel de Refojos vê esta resposta alargada a mais 9 camas na sua Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção; e, por sua vez, a Unidade de Internamento Pública de Cabeceiras de Basto, gerida pelo Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães, volta a ter inscritas na Rede 11 camas para internamentos de Curta Duração.

Esta decisão permitirá expandir e melhorar a Rede Nacional de Cuidados Continuados, disponibilizando em Cabeceiras de Basto respostas de qualidade na área dos cuidados continuados integrados a pessoas em situação de dependência, abrangendo internamentos de curta (até 30 dias), média (internamento de 30 dias a 90 dias) e longa duração (internamento superior a 90 dias).

A criação destas respostas em Cabeceiras de Basto assume, assim, uma extrema relevância na área da saúde mas também um importante impacto no apoio social e dinamização económica do concelho.

A Câmara Municipal, hoje reunida, congratula-se com a decisão do XXI Governo Constitucional que, desta forma, dá cumprimento ao seu programa para a Saúde que estabelece como prioridade expandir e melhorar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
”.

De referir que, com este despacho, Cabeceiras de Basto passará a disponibilizar nas diferentes Unidades de Internamento 72 camas na Rede.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll