Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara continua a apostar forte na melhoria da qualidade ambiental

29 de dezembro de 2017
O Executivo Municipal, que reuniu no dia 22 de dezembro, aprovou cinco novos projetos a candidatar a fundos comunitários para a ampliação das redes de drenagem de águas residuais que servirão as freguesias de Alvite e Faia e, ainda, as localidades de Chacim, Sra. de Fátima e Outeiro na freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, mais uma aposta do Município na melhoria da qualidade ambiental e na melhoria da qualidade de vida das populações.
Os projetos de execução agora aprovados para a ampliação das redes de saneamento darão origem a duas candidaturas – ‘Ampliação das Redes de Drenagem de Águas Residuais nas freguesias de Alvite e Faia’ e ‘Ampliação das Redes de Drenagem de Águas Residuais em Chacim, Sra. de Fátima e Outeiro’ – que serão submetidas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, uma vez que, já em abril deste ano, a Câmara Municipal havia garantido 1,5 milhões de euros de financiamento comunitário para obras desta natureza.

De referir que, para além destas importantes obras que se iniciarão no próximo ano, estão, neste momento, em curso duas empreitadas com um montante de investimento de cerca de dois milhões de euros, uma de ampliação da rede de saneamento entre a Cumieira, freguesia de Cabeceiras de Basto, passando por Painzela e ligação à ETAR de Refojos; e outra de ampliação da rede entre Alvite, passando por Paçô, Olela e ligando à ETAR do Arco de Baúlhe, estação de tratamento que, por sua vez, será totalmente renovada. Trata-se de obras também financiadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020.

Do conjunto destas intervenções resultará a selagem de quatro estações de tratamento –
Chacim, Portela de Alvite, Olela e Cumieira – equipamentos que já não respondem às atuais necessidades, evidenciando-se, deste modo, as preocupações ambientais da Câmara Municipal que se tem preocupado com a implementação de medidas de sustentabilidade ambiental, medidas estas que se encontram previstas na Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável.

Durante a mesma reunião, o Executivo Cabeceirense aprovou por unanimidade vários pedidos de cedência de transporte e cedência de equipamentos públicos quer a associações quer a outras instituições, ao mesmo tempo que aprovou também diversos protocolos de cooperação e contratos-programa para a execução de planos de desenvolvimento desportivo, recreativo, social e educativo, medidas bem demonstrativas da importância que a Câmara Municipal dá às parcerias que vai estabelecendo com o movimento associativo concelhio.

Entre outros assuntos, na reunião camarária do passado dia 22, foram ainda aprovadas, por unanimidade, as normas de participação na XXII Festa da Orelheira e do Fumeiro que vai decorrer entre 9 e 12 de fevereiro próximo, no Pavilhão Desportivo de Refojos, em Cabeceiras de Basto, evento que reunirá dezenas de produtores de fumeiro do concelho e da região e onde se poderão encontrar outros produtos locais.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll