Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Iberdrola promoveu ação de cariz ambiental e educativo

Francisco Alves evereadora Dra. Carla Lousada acompanharam as crianças do Agrupamento de Escolas

2017-11-24
Iberdrola promoveu ação de cariz ambiental e educativo
A Iberdrola e a Biosfera, em colaboração com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, promoveram ontem, dia 23 de novembro, no auditório do Centro Hípico, o workshop ‘Fauna e Flora’ onde as crianças e jovens tiveram a oportunidade de conhecer as várias espécies de seres vivos estudados no contexto ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.
Este sistema que integra a construção das barragens do Alto Tâmega, de Gouvães e Daivões com implicações no território de Cabeceiras de Basto um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na europa nos últimos 25 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e a vereadora Dra. Carla Lousada acompanharam as crianças do Agrupamento de Escolas na visita à exposição de dezenas de plantas, invertebrados, peixes, mamíferos, aves e anfíbios, espécies que estiveram expostas ao longo de seis pontos de paragem, num percurso cheio de surpresas preparado pela Biosfera.

Os mais pequenos ficaram a conhecer ao vivo a margaritífera - espécie ameaçada de mexilhão-de-rio, presente no rio Beça; várias espécies de peixes, tais como a enguia como espécie protegida ou o escalo, espécie presente no rio Beça; também as árvores mais abundantes da zona norte de Portugal como é exemplo o pinheiro, o sobreiro ou a nogueira e ainda alguns macroinvertebrados como os insetos aquáticos em fase larvar; também a conhecida vaca-loura e a lagarta, mais tarde borboleta, da couve.

Esta é uma iniciativa que surge da aposta da Iberdrola em ações de cariz ambiental, cultural, educativo e social que visam dinamizar e promover o conhecimento relativos à fauna e flora da região, junto dos municípios mais envolvidos na construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

Este empenho traduz-se na aposta da Iberdrola em promover a integração e envolvimento da população mais jovem da região do Tâmega, nomeadamente do Município de Cabeceiras de Basto no que diz respeito aos temas relacionados com as ações de monitorização, levantamento e minimização de impactos junto das espécies e dos seus habitats realizados pela Biosfera, empresa responsável pelos trabalhos de fauna e flora, no âmbito dos estudos ambientais do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll