Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Inaugurado Espaço Multiusos da ADIG em Gondiães

Recuperação do edifício que antigamente foi a escola da aldeia

2017-11-14
Inaugurado Espaço Multiusos da ADIG em Gondiães
Foi inaugurado no passado sábado à tarde, dia 11 de novembro, o Espaço Multiusos da ADIG - Associação para o Desenvolvimento dos Interesses de Gondiães, onde serão dinamizadas inúmeras atividades de caráter lúdico, recreativo, cultural e social, destinadas à população da aldeia.
Coube ao presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, ao presidente da ADIG, Domingos Antunes, e ao presidente da Junta de Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, Eng. Manuel António Ramos, descerrar a placa alusiva ao ato inaugural.

Marcaram também presença nesta cerimónia o vice-presidente da Câmara, Dr. Mário Oliveira e os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, entre outros autarcas da freguesia e do município, aos quais se juntaram inúmeros populares.

Depois do Monsenhor José Augusto Ribeiro, pároco da freguesia, ter procedido à bênção do novo espaço que resulta do restauro de um edifício que antigamente foi a escola da aldeia, o presidente da ADIG mostrou-se muito satisfeito pela conclusão desta obra que contou com o apoio de várias entidades, designadamente da Câmara Municipal, informando que, sendo um espaço da associação, estará sempre disponível para a realização das iniciativas que o povo de Gondiães promover.

Por sua vez, o presidente da Câmara destacou a perseverança do presidente da associação, salientando que foi graças a essa forte vontade que foi possível juntar os apoios necessários à concretização deste anseio de transformar ruínas em espaço útil à comunidade.

Depois de em agosto último ter sido, nesta mesma casa, inaugurada a capela mortuária, no passado sábado foi colocado ao serviço da população um salão polivalente e uma sala onde a associação pretende, agora, recriar o ambiente da antiga escola e aí instalar também a sua sede.

Gondiães é uma aldeia iminentemente rural do concelho de Cabeceiras de Basto que se localiza no extremo nordeste deste concelho, fazendo fronteira com os concelhos de Montalegre, Boticas e Ribeira de Pena. Foi sede da antiga freguesia de Gondiães, integrando atualmente a União de Freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas. Por aqui se realiza, nos anos pares, a famosa Festa das Papas no Dia de S. Sebastião, em 20 de janeiro, alternando a sua realização, nos anos ímpares, com a aldeia do Samão, desta mesma freguesia.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll