Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Beneficiar reservatórios e apelar à população para consumo racional da água

Mais e melhor água

2017-11-10
Beneficiar reservatórios e apelar à população para consumo racional da água
A Câmara Municipal definiu o abastecimento de águas às populações como uma das grandes áreas de investimento prioritário no orçamento do município de 2017. No início deste mês de novembro, concluiu-se a empreitada de beneficiação dos reservatórios de abastecimento de água de Lameirinhas (Zona Alta) e Sto. António, na freguesia de Cabeceiras de Basto; Terreiros (Refojos, Outeiro e Painzela); Portela (Alvite e Passos, sistema de Passos); Leiradas Zona Alta (Riodouro); e Palheiros (Cavez).
Os trabalhos contratualizados envolveram a melhoria da condição de limpeza dos perímetros de proteção dos reservatórios, beneficiação do interior da cabine de manobras, impermeabilização, revestimentos e pintura das cubas em fibra de vidro, visando um melhor enquadramento paisagístico e melhor proteção sanitária da água no interior.

O investimento realizado na remodelação e beneficiação daqueles reservatórios ascendeu a valores próximos dos 10.600 euros, despesa prevista no orçamento da Câmara Municipal para 2017.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem promovido forte investimento na modernização permanente dos sistemas de abastecimento de água potável em todas as freguesias, apostando na melhoria do serviço de abastecimento público de água com vista a levar até aos consumidores mais e melhor água, sem falhas e nas melhores condições.

Desde o último ano até à presente data, na melhoria dos sistemas de captação de água em todas as freguesias, na beneficiação e reparação dos reservatórios de abastecimento de água, a Câmara Municipal investiu já cerca de 350 mil euros em resultado da forte aposta neste setor vital.

De salientar, ainda, que ao longo deste ano de 2017, dos 56 depósitos existentes no concelho, foram já intervencionados 32, a saber: Boadela, Vau (Pedraça); Pinheiros e Morgade (Arco de Baúlhe e Vila Nune); Eiró, Juguelhe, Toninha, Formigueiro, Moscoso, Teixugueiras, Magusteiro, Vilela, Leiradas (zona alta) (Riodouro); Lugar Novo (Faia); novo depósito em Abadim e Abadim (zona alta); Carrazedo (Bucos); Baloutas, Esqueiro, Fojos, Outeiro (zona alta), Cucana, Vinha de Mouros, Terreiros (Refojos, Outeiro e Painzela); Arosa, Palheiros (Cavez); Lameirinhas (zona alta) e Santo António (Cabeceiras de Basto); Passos, Portela, Paçô (Alvite e Passos); Tarímbola (Basto).

A Câmara Municipal vai continuar com este esforço de investimento no setor da água garantindo a máxima qualidade da água abastecida às populações e minimizando, em simultâneo, as consequências da seca/seca extrema.

Dada a situação de seca e consequente falta de água em alguns pontos do nosso concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto apela, mais uma vez, a toda a população para o consumo racional da água, um bem essencial à vida.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll