Conteúdo

Cabeceiras de Basto quer receber novamente o Rally de Portugal em 2018

Deliberações da última reunião do Execeutivo Municipal

23 de agosto, 2017
Cabeceiras de Basto quer receber novamente o Rally de Portugal em 2018
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, na sua reunião do dia 18 de agosto, o Contrato de Desenvolvimento Desportivo para o regresso do WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 a Cabeceiras de Basto que voltará, certamente, a receber o maior espetáculo do desporto automóvel em Portugal.
Note-se que perante a opinião pública e os comerciantes, o Rally 2017 foi um sucesso pelo que se adivinha já o elevado interesse económico e turístico de Cabeceiras de Basto em manter uma PEC do Rally de Portugal 2018.

Depois de muitos anos de ausência, a emoção, o espetáculo e a adrenalina voltaram em 2017 e os Cabeceirenses já estão prontos para receber a edição 2018 do WRC Vodafone Rally 2018, onde os melhores pilotos do mundo farão furor em Cabeceiras de Basto perante os milhares de adeptos do desporto automóvel.

Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior

Durante a reunião camarária foi também aprovada, por unanimidade, a atribuição de 36 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior que concluíram com êxito o ano letivo 2015/2016.

Trata-se de uma decisão que representa um investimento de 24.287,00 euros na formação de jovens estudantes cabeceirenses do ensino superior que tiveram bom aproveitamento escolar e que integram famílias economicamente vulneráveis.
Com a atribuição destas bolsas de estudo, a Câmara Municipal reconhece o esforço dos estudantes que frequentam o ensino secundário e superior, contribuindo para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto, mas também para a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias Cabeceirenses.

Auxílios Económicos a alunos do Ensino Secundário

No âmbito da atribuição de auxílios económicos a alunos do ensino secundário, foram aprovadas 84 candidaturas que envolvem um investimento na ordem dos 59.430,00 euros. Trata-se de uma medida que visa apoiar os alunos de famílias com menores recursos económicos, contribuindo, assim, para atenuar as desigualdades sociais e económicas entre as populações do concelho e consequentemente, para melhorar as condições de vida da população residente, contribuindo igualmente para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto.

Toponímia

No decorrer desta reunião foi ainda aprovada, por unanimidade, a Toponímia da Freguesia de Bucos, cuja proposta de atribuição dos topónimos foi deliberada pela Comissão Municipal de Toponímia na sua reunião de 31 de julho de 2017, o que configura mais uma importante medida para o Município que, para além de conduzir ao ordenamento toponímico, permitirá salvaguardar o valor cultural e histórico dos lugares, dos territórios e das pessoas.

A atribuição de topónimos é um meio para as pessoas se identificarem no espaço e se orientarem, permitindo a fácil localização de imóveis ou outros fenómenos.

Apoios à natalidade

De entre outros assuntos deliberados, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade a atribuição de mais cinco apoios de incentivo à natalidade.

Com este incentivo no montante de 500 euros, a Câmara Municipal pretende promover estímulos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à melhoria das condições de vida das famílias residentes no Município. Até ao momento, e desde a implementação do Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade no ano de 2016, foram já deliberados 98 apoios.

Este subsídio reveste-se de grande alcance e importância social que vem reforçar os já existentes apoios às famílias que anualmente rondam os milhares de euros.
Scroll