Conteúdo

Incêndios destroem floresta e terrenos agrícolas em Cabeceiras

Presidente da Câmara Francisco Alves acompanhou in loco a intervenção dos operacionais no terreno

21 de agosto, 2017
Incêndios destroem floresta e terrenos agrícolas em Cabeceiras
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, esteve dia 21 de agosto, na freguesia de Cavez a acompanhar o evoluir da situação espoletada pelo incêndio florestal que deflagrou, esta manhã, na localidade de Moimenta. Cerca de 30 efetivos, apoiados por um meio aéreo, oito veículos e uma máquina de rastos combateram as chamas sob a coordenação da Proteção Civil distrital.
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e responsável máximo pela Proteção Civil Municipal, acompanhou in loco a intervenção dos operacionais no terreno. Ardeu mato e eucaliptal.

Ontem, dia 20 de agosto, o presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal acompanharam o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que se deslocou até à localidade de Cambezes, na freguesia de Riodouro deste concelho, que foi fustigada pelas chamas ao longo do dia de domingo. O governante manifestou a sua preocupação perante a gravidade da situação neste verão de seca severa que tem contribuído para o flagelo dos incêndios por todo o território nacional.

Para o teatro de operações em Riodouro foram mobilizados mais de 100 efetivos, 28 veículos e três meios aéreos. Arderam cerca de 500 hectares de mato, pinhal e também terrenos agrícolas.

Durante o fim-de-semana, no concelho de Cabeceiras de Basto, os casos mais graves verificaram-se nas freguesias de Riodouro, Abadim e Cavez.

A Câmara Municipal agradece aos Bombeiros Cabeceirenses e a todas as restantes Corporações que participam no combate aos incêndios, registando com satisfação o esforço na proteção aos bens mais importantes como são as casas e outros haveres das populações locais.

Agradece igualmente à Proteção Civil Municipal, Distrital e Nacional, aos técnicos do ICNF, ao Gabinete Técnico Florestal, à GNR e aos Sapadores envolvidos.

Agradece ainda a todas as restantes pessoas e entidades que de alguma forma continuam a contribuir para o combate aos incêndios no nosso concelho.

Para todos o NOSSO MUITO OBRIGADO.
Scroll