Conteúdo

Atleta Veterano Cabeceirense volta a triunfar no Campeonato da Europa

Campeonato da Europa de Atletismo Master

18 de agosto, 2017
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto congratula-se pelas vitórias e record europeu do atleta veterano Bernardino Pacheco Pereira no Campeonato da Europa de Atletismo Master que decorreu em Aarhus, na Dinamarca, de 27 de julho a 6 de agosto.
O octogenário, natural de Outeiro deste concelho, conquistou no escalão M80 quatro medalhas de ouro (5.000m, Meia Maratona, 10.000m e Cross Country) e bateu o record da Europa nos 5.000 metros. Às quatro medalhas de ouro juntou também mais duas de prata (1.500m individual e Meia Maratona em equipas para M65).

Já neste ano de 2017 e no Campeonato Nacional, Bernardino Pereira conquistou nove primeiros lugares nas provas que disputou em Pombal, Torres Vedras, Mira e em Lisboa, no Estádio Nacional, designadamente em provas de pista coberta, ao ar livre e corta mato.
No dia 14 de janeiro de 2017 venceu a prova dos 10.000 metros de Estrada em Lisboa; em 5 de março conquistou o 1º lugar no Corta Mato em Mira; nos dias 18 e 19 de março, em Pombal, venceu quatro provas (400m, 800m, 1.500m e 3.000m) em pista coberta no Estádio Nacional; no dia 1 de abril venceu os 10.000m em pista ao ar livre no Estádio Nacional; e em Torres Vedras, no dia 9 de julho, conquistou o pódio nas provas de 800m e 5.000m em pista ao ar livre.

Um ano fantástico para este atleta veterano que a Câmara Municipal não pode deixar de reconhecer e enaltecer.

Recorde-se que no ano passado, na sua reunião de 2 de setembro de 2016, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, deliberou atribuir, por unanimidade, ao atleta veterano Bernardino Pacheco Pereira, a Medalha de Prata de Cabeceiras de Basto - Mérito Público, em sinal de reconhecimento pelo seu contributo para o aumento da imagem e prestígio de Cabeceiras de Basto, através de feitos extraordinários no campo desportivo de que são exemplo, entre outras, a conquista de duas Medalhas de Ouro nos dez mil metros e na meia maratona nos Europeus de Atletismo para Veteranos 2016.

Bernardino Pacheco Pereira abraçou o atletismo aos 64 anos. Hoje, aos 81 anos, continua a triunfar nas provas de atletismo nos Campeonatos Nacionais, na Europa e no Mundo. Em dezassete anos de prática desportiva, conquistou já dezenas de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.

Do alto dos seus 81 anos, este nosso conterrâneo pode e deve ser um modelo para os Cabeceirenses, não só para os seniores como também para os mais jovens. O envelhecimento ativo tem no exemplo deste atleta veterano a garantia de que o querer, a força, a vontade e a perseverança podem levar-nos bem longe.
Scroll