Conteúdo

Grupo Coral de S. Martinho vence Concurso de Cantares das Janeiras

Francisco Alves felicitou todos os grupos participantes pelo belo espetáculo

23 de janeiro, 2017
Grupo Coral de S. Martinho vence Concurso de Cantares das Janeiras
O Grupo Coral de S. Martinho do Arco de Baúlhe venceu ontem, dia 22 de janeiro, o XXI Concurso de Cantares das Janeiras de Cabeceiras de Basto, um evento que contou com a participação de 17 grupos, 6 dos quais que estiveram a concurso e os restantes 11 que marcaram presença no encontro, proporcionando, assim, ao público presente um verdadeiro encontro intergeracional e cultural.
Em segundo lugar classificaram-se os Cantadores do Grupo Desportivo de Cavez e, em terceiro lugar, o Grupo Folclórico de S. Nicolau, num evento organizado pela Câmara Municipal que teve como palco o Pavilhão Desportivo de Refojos.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal teve uma vez mais como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural imaterial como são os Cantares das Janeiras, promovendo a sua recolha e recriação, revelando-se desta forma, também, a vivacidade e vigor do movimento associativo local.

Trajados a rigor, de boinas e lenços na cabeça e candeias nas mãos, perto de meio milhar de cantadores e tocadores exibiram em palco os mais variados instrumentos, interpretando os mais genuínos cantares das Janeiras.

Além dos três primeiros classificados que receberam os montantes de 300 euros (1º classificado), 250 euros (2º classificado) e 200 euros (3º classificado), a todos os grupos participantes foram entregues prémios de presença no valor de 50 euros, verba destinada ao associativismo local que desta forma incentiva a participação neste como noutros eventos.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, pelo vereador Prof. Mário Leite, bem como pelos presidentes das Juntas de Freguesia, felicitou todos os grupos participantes que protagonizaram um belo espetáculo ao público presente.

Francisco Alves agradeceu ao júri - constituído por Prof. João Soares, Dr. Gil Santos e Dr. Vítor Ferreira Silva - a quem coube a tarefa de selecionar os vencedores desta 21ª edição do Concurso de Janeiras de Cabeceiras de Basto.

Agradeceu também a todos os que direta ou indiretamente contribuíram com o seu trabalho e a sua presença num espetáculo que uma vez mais afirmou as tradições e a cultura das gentes desta terra de Basto.
Scroll